Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS PEDAGÓGICOS DE INCLUSÃO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ASPECTO AUTISTA (TEA)

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho aborda o uso de recursos pedagógicos como instrumento primordial nas práticas educativas de crianças com transtorno do aspecto autista (TEA), viabilizando a inclusão social no contexto escolar. O objetivo central deste estudo é destacar a importância dos materiais pedagógicos na promoção do conhecimento destinada as crianças TEA, dado que essa é uma prática de inclusão que promove o aprendizado desses educandos de forma respeitosa com suas necessidades específicas. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, baseada em experiência de estágio não obrigatório em uma escola particular na cidade de Belém-Pará, na função de mediadora de crianças com TEA. Este artigo teve como influência o referencial teórico de autores como: Kanner, Robison e Rutter, além de pesquisa bibliográfica e documental que serviram de base para se situar no mundo da criança autista. Os resultados mostraram que para esse público alvo o aprender envolve visualizar, manipular formas e cores no momento do aprendizado, pois eles tem maior concentração no que está sendo explicado e facilita a compreensão deles, garantindo seu desenvolvimento cognitivo e social, portanto é preciso pensar em como mediar os conteúdos escolares de maneira construtivista que promova a inserção destes alunos na constituição dos saberes educativos.

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