A formação inicial do Pedagogo é marcada por muitas especificidades, por exemplo, o sujeito formando precisa se enxergar como educador matemático capaz de desenvolver e suscitar experiências matemáticas significativa em seus estudantes. Este trabalho busca descrever como o uso de um Laboratório de Ensino de Matemática – LEM – auxilia na formação inicial do Pedagogo. Especificamente, pretende-se: i) analisar as possibilidades de uso do Laboratório de Educação Matemática no curso de Pedagogia; ii) discutir a formação do Pedagogo e os seus saberes para a prática de ensino de Matemática com materiais manipuláveis. O LEM é um espaço destinado à formação e ao desenvolvimento de professores e professoras. Além disso, deve também funcionar como referência para tirar dúvidas dos estudantes e para o planejamento de atividades docentes. Diante disso, procedeu-se uma investigação de natureza qualitativa e documental com as seguintes categorias de análise: espaço de formação de professores de Matemática; e recursos necessários para a implantação do LEM. A análise dos dados indicou a importância desse espaço para a formação e a segurança de futuros Pedagogos que irão ensinar Matemática nos anos iniciais. A criação de uma sala ambiente específica para o ensino de Matemática possibilita, ainda, a ampliação dos conhecimentos docentes, sendo esse um recurso fundamental para o pensar matemático na atualidade. Além disso, o LEM se apresenta como um importante catalisador de pesquisas e práticas de extensão.