Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS EDUCATIVOS POR EDUCADORES AMBIENTAIS EM UM CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CLIMÁTICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental (LAPSA) IOC/FIOCRUZ em parceria com a Secretaria Municipal de Ambiente e Clima do Rio de Janeiro (SMAC-Rio), promoveu um curso de qualificação profissional para Agentes Ambientais Comunitários do município do RJ. A avaliação final do curso foi a construção coletiva de materiais educativos baseados nos problemas ambientais e climáticos existentes nos territórios dos agentes participantes. O objetivo desse trabalho foi analisar o processo de construção dos materiais educativos pelos agentes como uma estratégia eficiente de avaliação de ensino e aprendizagem. Participaram do curso 59 agentes, 34 de 17 núcleos ambientais do município do RJ e 25 agentes de reflorestamento e de educação ambiental. O principal tema abordado foi a geração de resíduos e descarte irregular deles. A abordagem deste tema, corrobora com o consumo exagerado da população, gerando resíduos e rejeitos que são descartados de modo aleatório. A construção dos materiais educativos abordou o perfil do usuário, as demandas e a realidade de cada comunidade. Desta forma, o material educativo por si só promove um processo de ensino e aprendizagem, pois o material tem informações que trazem reflexão, incentivo ou induz a aplicação do conhecimento. Nesse trabalho, além do caráter informativo, foi estimulado e ensinado, no processo de construção coletiva, o caráter educativo e didático dos materiais, bem como conhecimentos de design. Foram produzidos 30 materiais educativos diversos, dentre eles: um faixa, oito cartazes em A3, doze panfletos, seis vídeos curtos, um filme mudo, um jogo e um documentário. Após a construção, os materiais foram apresentados oralmente pelos agentes para as equipes LAPSA, SMAC-Rio e convidados. Conclui-se que os materiais educativos expressaram os subsídios teóricos e metodológicos aprendidos pelos agentes, bem como se constituíram materiais didáticos e educativos de qualidade para serem utilizados nos territórios.

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