REBOUSAS, Luciana et al.. O leitor a partir do gosto: o caminho da linguagem. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/99342>. Acesso em: 22/11/2024 21:10
O caminho da linguagem e o do aprender a ver, do aprender a pensar, do aprender a falar, enfim do aprender a ler e a escrever ao se inscrever-se no mundo, com o mundo, na linguagem e com a linguagem. Nesses mútuos e múltiplos aprendizados de ver e ler, verter-se em si mesmo, não há fora nem dentro, como diz Heidegger (2015), em todos os casos estamos sempre na linguagem com a linguagem, pois a linguagem é a morada do ser, do vira a ser do ser humano. O caminho da escrita, logo, é o da linguagem das leituras de mundo, mundos de palavras nas palavras. Palavras nos chegam por todos os olvidos dos ouvidos: palavras de fora que entram pra dentro, palavras de dentro que saem pra fora... palavras se misturam, criam pensamentos e linguagens. Linguagem é pensamento. Em grego uma coisa só: logos. Aprende-se leituras as mais diversas, mas todas elas quais sejam, o caminho é sempre da linguagem. Caminhar aqui significa construir uma obra de arte, a própria vida, é estar sempre em ação para dela degustar com sapiência na busca de se tornar um ser sísifo, constituindo-se, instituindo-se a partir de suas escolhas. Nesse percurso, o caminho teórico-metodológico desta pesquisa direcionou ao pensamento filosófico-literário seguindo um destino fenomenológico, isto é, aproximar a filosofia da ciência, ver o fenômeno enquanto ele mesmo. Para entender a discussão sobre o todo do ser humano a partir do gosto, sua constituição e instituição, Agamben (2017), eleva o gosto ao campo da estética, um privilégio do saber. Este trabalho objetiva apresentar a importância do oferecimento da leitura a partir do gosto instituído em cada novo leitor. A instituição é a formação do sujeito na prática, e o campo de pesquisa é a vida.