SOARES, Israelly et al.. Alfabetização e suas facetas: como avaliar nesta fase?. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/97617>. Acesso em: 22/11/2024 22:36
O presente trabalho trata da temática da avaliação, relativamente às práticas alfabetizadoras, nos anos iniciais do ensino fundamental. O seu objetivo foi promover reflexões para que a escola se torne um espaço democrático para acolher e contribuir para o desenvolvimento de todos. Metodologicamente foi feita uma pesquisa bibliográfica; tendo como alvo a avaliação no processo de alfabetização, que tem início no primeiro ano do Ensino Fundamental. A avaliação sempre mobiliza professores. Por mais que se estude, se discuta, reflita, o assunto nuca se esgota e sempre parece novo. Sempre é tarefa difícil, para qualquer profissional da educação, por representar uma responsabilidade muito grande em função de seu caráter subjetivo. Comprometendo e envolvendo o professor, pois ele irá estabelecer com cada criança, maiores ou menores, vínculos intelectuais ou afetivos. Esta tomada de consciência é relevante para poder refletir e não incorrer em preconceitos e prejulgamentos. Avaliar crianças em processo de alfabetização não constitui um tema novo; entretanto, sempre se constitui um tema controverso. A diversidade de ideias a respeito se deve a distintos e múltiplos fatores, contudo talvez duas questões estejam na base de todos os outros: a concepção sobre criança e acerca do processo de alfabetização. Assim, essa pesquisa pretende contribuir com a reflexão acerca da importância da avaliação na alfabetização frente à necessidade que se tem por parte das crianças que estão nessa fase, visando à compreensão dessas práticas para o processo de promoção do conhecimento.