A neuropsicopedagogia é uma ciência que interliga a neurociência, psicologia cognitiva e pedagogia e está em apogeu, principalmente por auxiliar os professores em sala de aula com metodologias que facilitam o ensino e aprendizagem de alunos com deficiência, sobretudo, estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Sabendo que o autismo é considerado um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento da comunicação e interação social, compreendemos que o aluno com TEA necessita de cuidados específicos por apresentar algumas disfunções na fala e na escrita, sendo necessário a adaptação das práticas pedagógicas dos docentes para incluir o estudante com essa deficiência. Esse artigo tem como intuito explicitar as dificuldades dos docentes em sala de aula no ensino e aprendizagem dos estudantes autista e como as instituições de ensino precisam intensificar a aquisição de recursos pedagógicos com suporte de aprendizagem e formações continuadas dos professores, com a inclusão da abordagem neuropsicopedagógica para subsidiar novas metodologias que propiciem a aquisição do conhecimento da criança autista. Consideramos que os estudos do funcionamento cerebral e do processo cognitivo e emocional, provenientes da neuropsicopedagogia, facilitam a criação de metodologias por parte do docente, levando em conta que cada indivíduo autista apresenta singularidades. Assim sendo, o trabalho do neuropsicopedagogo favorece a aprendizagem significativa da criança TEA e sua inclusão na instituição educacional e na sociedade.