A presente pesquisa, documental e bibliográfica, de cunho qualitativo, procurou analisar o uso de softwares como instrumento de pesquisa para o tratamento de dados nas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – PPGEP/IFRN. Foram analisadas noventa e quatro dissertações, presentes no site oficial do PPGEP/IFRN, de 2015 a 2020. No entanto, identificamos o uso de softwares, em apenas cinco delas, correspondendo assim, a um pouco mais de 5% do total. Para tanto, utilizamos o Estado do Conhecimento de acordo com Morosini e Fernandes (2014) como instrumento de pesquisa. Nossa pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa e a pesquisa em ciências sociais e humanas de acordo com Santos (2008), César Jr. (2011), Fragoso, Recuerdo e Amaral (2011). Discutimos as definições de Sociedade Informacional e Sociedade do Conhecimento de acordo com Burch (2005); o conceito e os tipos de software de acordo com Schlosser, Frasson & Cantorani (2019). Ressalto que, alguns discentes que desenvolveram suas pesquisas no âmbito do PPGEP/IFRN, podem até ter utilizado algum tipo de software de tratamento de dados investigativos, porém não deixaram explícita tal evidência em seus textos. Isto posto, considero sugerir a promoção de capacitação de pesquisadores quanto ao uso de softwares em suas pesquisas de cunho qualitativo, uma vez que o uso destes atua como facilitador para a obtenção de resultados nas pesquisas. Acreditamos, dessa maneira, que poderemos contribuir com o referido Programa.