OS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS NA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97415 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3676 "inscrito_id" => 17363 "titulo" => "OS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS NA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS" "resumo" => "Este artigo foi consequência das interpretações e discussões no decorrer da leitura dos artigos selecionados através de uma análise de reflexões epistemológicas relacionadas ao ensino de Química, também na essencialidade de restaurar uma ligação entre a experimentação e o desenvolvimento de conhecimentos científicos. Portanto, o objetivo deste trabalho é fornecer uma visão sistêmica dos paradigmas epistemológicos que guiaram a experimentação no ensino de Química nos últimos 5 anos (2018 a 2022) anexados na plataforma CAPES. Esse artigo é classificado como de caráter qualitativo fundamentada na pesquisa bibliográfica de revisão sistemática, baseada nos estudos de Flick (2008) e Galvão e Pereira (2014). Os descritores utilizados foram “Epistemolog*”; “Experiment” e “Ensino química”, concluindo no resultado de 20 trabalhos encontrados. Depois, de aplicar os critérios de inclusão e exclusão restaram 6 resultados para serem analisados na íntegra. No começo da pesquisa, foi encontrado diversos estudos que abordaram as principais abordagens epistemológicas aplicadas aos experimentos no ensino da química, como o positivismo, construtivismo, socioculturalismo e pragmatismo, mas nenhum estava anexado na plataforma CAPES. Cada um desses enfoques apresenta diferentes requisitos em relação ao conhecimento químico, à essência da ciência e ao papel do aluno na aprendizagem por meio da experimentação. Adicionalmente, pode-se observar um movimento ascendente nas pesquisas recentes em direção à adoção de abordagens socioculturalistas, as quais destacam o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento científico e na conexão entre fenômenos químicos e contextos socioculturais. Essas abordagens pretendem promover uma aprendizagem com significado, bem como estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração entre os estudantes. Dessa maneira, em relação aos processos epistemológicos de conhecimento, têm surgido concepções e práticas experimentais predominantes que são consideradas essenciais no aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, mas, notou-se que ainda há necessidade de mais estudos nessa área." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17363_TB3676_25102023003208.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA DA SILVA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ELISA" "autor_email" => "elisamooreira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97415 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3676 "inscrito_id" => 17363 "titulo" => "OS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS NA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS" "resumo" => "Este artigo foi consequência das interpretações e discussões no decorrer da leitura dos artigos selecionados através de uma análise de reflexões epistemológicas relacionadas ao ensino de Química, também na essencialidade de restaurar uma ligação entre a experimentação e o desenvolvimento de conhecimentos científicos. Portanto, o objetivo deste trabalho é fornecer uma visão sistêmica dos paradigmas epistemológicos que guiaram a experimentação no ensino de Química nos últimos 5 anos (2018 a 2022) anexados na plataforma CAPES. Esse artigo é classificado como de caráter qualitativo fundamentada na pesquisa bibliográfica de revisão sistemática, baseada nos estudos de Flick (2008) e Galvão e Pereira (2014). Os descritores utilizados foram “Epistemolog*”; “Experiment” e “Ensino química”, concluindo no resultado de 20 trabalhos encontrados. Depois, de aplicar os critérios de inclusão e exclusão restaram 6 resultados para serem analisados na íntegra. No começo da pesquisa, foi encontrado diversos estudos que abordaram as principais abordagens epistemológicas aplicadas aos experimentos no ensino da química, como o positivismo, construtivismo, socioculturalismo e pragmatismo, mas nenhum estava anexado na plataforma CAPES. Cada um desses enfoques apresenta diferentes requisitos em relação ao conhecimento químico, à essência da ciência e ao papel do aluno na aprendizagem por meio da experimentação. Adicionalmente, pode-se observar um movimento ascendente nas pesquisas recentes em direção à adoção de abordagens socioculturalistas, as quais destacam o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento científico e na conexão entre fenômenos químicos e contextos socioculturais. Essas abordagens pretendem promover uma aprendizagem com significado, bem como estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração entre os estudantes. Dessa maneira, em relação aos processos epistemológicos de conhecimento, têm surgido concepções e práticas experimentais predominantes que são consideradas essenciais no aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, mas, notou-se que ainda há necessidade de mais estudos nessa área." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17363_TB3676_25102023003208.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA DA SILVA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ELISA" "autor_email" => "elisamooreira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }