SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APORTES NORMATIVOS QUE FUDAMENTAM O TRABALHO ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97382 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3633 "inscrito_id" => 17157 "titulo" => "SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APORTES NORMATIVOS QUE FUDAMENTAM O TRABALHO ESCOLAR" "resumo" => "Além do contexto de pandemia COVID-19, outros fatores contribuíram para apontar o cenário novo no qual a educação brasileira vivencia, destaca-se aqui a aprovação da lei 13.935/2019 com a inserção de novos atores (psicólogos e assistentes sociais) nas escolas de educação básica. Ainda que estejamos diante da incipiente implementação da lei nos municípios, já é possível reunir os aportes normativos que fundamentam esse novo campo de atuação para assistentes sociais e psicólogos. Trabalho obtido através de investigação bibliográfica e documental acerca das legislações e recomendações que resguardam a inserção de assistentes sociais e psicólogos/as na educação básica no Brasil. Através de publicações dos órgãos estatais a nível mundial (organizações multilaterais), nacional, além das entidades representativas das referidas profissões sobre a temática, a proposta objetiva trazer um compilado dos suportes basilares que reconhecem a educação básica como um campo de atuação para essas profissões e, consequentemente, marcam um cenário novo para a educação no país. Pesquisa de cunho descritivo-exploratório onde conflui a afirmar que a) existe uma relação histórica dessas profissões com a educação; b) a inserção atende a interesses de classes sociais contraditórios; c) as competências socioemociais são reconhecidas no ambiente escolar; d) envereda para compreender a escola como um campo profícuo para intervenção psicossocial; e) sinaliza os possíveis desafios futuros que essas profissões enfrentarão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17157_TB3633_10112023181423.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO BRENNO SOARES CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "BRENNO" "autor_email" => "brennosoarescavalcante@ya" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97382 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3633 "inscrito_id" => 17157 "titulo" => "SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APORTES NORMATIVOS QUE FUDAMENTAM O TRABALHO ESCOLAR" "resumo" => "Além do contexto de pandemia COVID-19, outros fatores contribuíram para apontar o cenário novo no qual a educação brasileira vivencia, destaca-se aqui a aprovação da lei 13.935/2019 com a inserção de novos atores (psicólogos e assistentes sociais) nas escolas de educação básica. Ainda que estejamos diante da incipiente implementação da lei nos municípios, já é possível reunir os aportes normativos que fundamentam esse novo campo de atuação para assistentes sociais e psicólogos. Trabalho obtido através de investigação bibliográfica e documental acerca das legislações e recomendações que resguardam a inserção de assistentes sociais e psicólogos/as na educação básica no Brasil. Através de publicações dos órgãos estatais a nível mundial (organizações multilaterais), nacional, além das entidades representativas das referidas profissões sobre a temática, a proposta objetiva trazer um compilado dos suportes basilares que reconhecem a educação básica como um campo de atuação para essas profissões e, consequentemente, marcam um cenário novo para a educação no país. Pesquisa de cunho descritivo-exploratório onde conflui a afirmar que a) existe uma relação histórica dessas profissões com a educação; b) a inserção atende a interesses de classes sociais contraditórios; c) as competências socioemociais são reconhecidas no ambiente escolar; d) envereda para compreender a escola como um campo profícuo para intervenção psicossocial; e) sinaliza os possíveis desafios futuros que essas profissões enfrentarão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17157_TB3633_10112023181423.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO BRENNO SOARES CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "BRENNO" "autor_email" => "brennosoarescavalcante@ya" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }