Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSTAGENS DO TWITTER PODEM PROMOVER O LETRAMENTO DOS ALUNOS E GERAR ENGAJAMENTO EM AULAS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA? RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA COM TURMAS DO NONO ANO DE ESCOLARIDADE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nos livros didáticos de inglês há, por vezes, uma quantidade limitada de textos que abordem temas atuais que contribuam para o letramento e para a aquisição de vocabulário em aulas de língua estrangeira nos anos finais do Ensino Fundamental. Este trabalho apresenta uma atividade realizada com alunos do nono ano em uma escola municipal em Niterói, no Rio de Janeiro, que propõe o uso de textos em língua inglesa postados na rede social Twitter como ferramenta pedagógica. Partimos da premissa abordada na BNCC (Base Nacional Curricular, 2018) de que o letramento é parte relevante do aprendizado do aluno e deve ser desenvolvido em todas as disciplinas. No entanto, enfrentamos uma questão: como desenvolver atividades que promovam o letramento em inglês e ampliem o escopo lexical dos alunos através de textos com temas atuais e em situações reais de comunicação? Acreditamos que postagens do Twitter sejam uma alternativa acessível e um recurso motivacional para os alunos, visto que o uso das TDIC - tecnologias digitais de informação e comunicação - comumente gera a curiosidade e o interesse dos jovens estudantes (ROCHA; SALVI, 2017). Ademais, a BNCC também contempla o letramento digital em suas diretrizes educacionais. Sendo assim, o objetivo de nossa proposta é desenvolver o letramento em língua inglesa, promover ganho lexical no trabalho com os textos do Twitter e dispor de aulas com mais engajamento do alunado. A atividade realizada consiste em selecionar com os alunos algumas postagens recentes no Twitter e tentar decodificar os textos em grupos pequenos, com o auxílio de dicionários. Após a interpretação, comentários são construídos para postar no aplicativo, embasados no conceito de letramento como prática social, segundo Soares (2002) e Kleiman (1995). O resultado mostra estudantes mais motivados, interessados em interpretar textos curtos em língua inglesa e adquirindo vocabulário ao mesmo tempo.

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