A BNC-FORMAÇÃO E SUAS ASSOCIAÇÕES: (DES)COBRINDO SIGNIFICADOS QUE NOS ESCAPAM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96591 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2572 "inscrito_id" => 5528 "titulo" => "A BNC-FORMAÇÃO E SUAS ASSOCIAÇÕES: (DES)COBRINDO SIGNIFICADOS QUE NOS ESCAPAM" "resumo" => "O uso das palavras nas reformas educativas vem sendo amplamente estudado por diversos pesquisadores no intuito de evidenciar os agregamentos retóricos que descaracterizam o campo da Educação. Na esteira da linguagem, estudos sinalizam o centramento à ideia de profissionalização numa teia conceitual composta de termos que evocam empregabilidade, eficiência e eficácia, referenciando um vocabulário implementador de monitoramento, gerenciamento e avaliação quantitativa dos sujeitos. Nesta pesquisa qualitativa, apoiada na análise documental, pretende-se clarificar a (s) influência (s) vocabular orientadora (s) na Resolução nº 2/2019, que define e institui respectivamente as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica com o objetivo de identificar palavras e vocábulos recorrentes que levem a introdução de estratégias limitantes e de simplificação da docência. Verifica-se que outros campos, especialmente da área empresarial, vêm impondo novas terminologias à Educação a partir das políticas educacionais. Essa investida mercadológica na formação docente visa à promoção de uma formação sucateada e reduzida ao treinamento de habilidades necessárias a padronização das ações pedagógicas para o atingimento de melhores escores nas avaliações externas e de ranqueamento internacional. Diante desse quadro, reafirmamos a importância de mobilizarmos clareamentos de posições, refinamento de conceitos dentro de um projeto de educação emancipatória e participante dos processos de transformação estrutural da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5528_TB2572_07052023145656.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA" "autor_nome_curto" => "Tiago Figueira" "autor_email" => "figueiras.tiago@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96591 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2572 "inscrito_id" => 5528 "titulo" => "A BNC-FORMAÇÃO E SUAS ASSOCIAÇÕES: (DES)COBRINDO SIGNIFICADOS QUE NOS ESCAPAM" "resumo" => "O uso das palavras nas reformas educativas vem sendo amplamente estudado por diversos pesquisadores no intuito de evidenciar os agregamentos retóricos que descaracterizam o campo da Educação. Na esteira da linguagem, estudos sinalizam o centramento à ideia de profissionalização numa teia conceitual composta de termos que evocam empregabilidade, eficiência e eficácia, referenciando um vocabulário implementador de monitoramento, gerenciamento e avaliação quantitativa dos sujeitos. Nesta pesquisa qualitativa, apoiada na análise documental, pretende-se clarificar a (s) influência (s) vocabular orientadora (s) na Resolução nº 2/2019, que define e institui respectivamente as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica com o objetivo de identificar palavras e vocábulos recorrentes que levem a introdução de estratégias limitantes e de simplificação da docência. Verifica-se que outros campos, especialmente da área empresarial, vêm impondo novas terminologias à Educação a partir das políticas educacionais. Essa investida mercadológica na formação docente visa à promoção de uma formação sucateada e reduzida ao treinamento de habilidades necessárias a padronização das ações pedagógicas para o atingimento de melhores escores nas avaliações externas e de ranqueamento internacional. Diante desse quadro, reafirmamos a importância de mobilizarmos clareamentos de posições, refinamento de conceitos dentro de um projeto de educação emancipatória e participante dos processos de transformação estrutural da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5528_TB2572_07052023145656.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA" "autor_nome_curto" => "Tiago Figueira" "autor_email" => "figueiras.tiago@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }