Este trabalho relata acerca dos serviços de assessoramentos desempenhados pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Marituba (PA) no suporte às práticas pedagógicas das escolas da rede pública municipal. Inicialmente, contextualiza-se a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade, destacando a necessidade de uma gestão eficiente e organizada do sistema de ensino. A SEMED, como órgão responsável pela gestão, coordenação e supervisão das escolas municipais, desempenha funções cruciais na garantia de um ensino de qualidade. Através de uma profunda exposição das ações, técnicas e métodos com base em uma literatura acadêmica apresenta-se as atribuições da Secretaria de Educação e sua importância para o acompanhamento e suporte pedagógico às escolas municipais. Por meio da seleção e análise de documentos relevantes, como planos estratégicos, relatórios, normativas e diretrizes pedagógicas, busca-se compreender as práticas e políticas adotadas na Educação Municipal de Marituba para promover o suporte às escolas. Nesse sentido, são explorados temas como a definição de diretrizes pedagógicas, a formação de professores, a avaliação do desempenho escolar e a promoção da equidade educacional. Adicionalmente, é discutida a relevância do acompanhamento pedagógico constante por parte da Secretaria de Educação para o sucesso das escolas da rede pública municipal. Os resultados obtidos a partir das metodologias anteriormente expostas evidenciam a necessidade de uma gestão participativa e eficiente, capaz de fornecer suporte adequado às escolas com a participação de toda a comunidade escolar. Conclui-se que a atuação da Secretaria de Educação é fundamental para o desenvolvimento educacional das escolas municipais, a fim de aprimorar as práticas de gestão escolar socioconstrutiva e promover uma educação de qualidade para todos os estudantes da rede pública.