DE MOLÉCULAS A PIXELS: UTILIZANDO A CULTURA GEEK E O INSTAGRAM PARA ENSINAR CIÊNCIAS DE FORMA INOVADORA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101361 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9137 "inscrito_id" => 22101 "titulo" => "DE MOLÉCULAS A PIXELS: UTILIZANDO A CULTURA GEEK E O INSTAGRAM PARA ENSINAR CIÊNCIAS DE FORMA INOVADORA" "resumo" => "Neste estudo, exploramos a integração do Instagram, cultura geek, ensino de ciências e comunicação científica, com o objetivo de aprimorar o aprendizado em ciências, engajar os estudantes e promover a alfabetização científica. Através do uso do Instagram como ferramenta, os educadores podem criar conteúdos visualmente atraentes e incorporar elementos da cultura geek, como filmes populares e quadrinhos, para despertar interesse e relevância nos conceitos científicos, incentivando a participação e o envolvimento dos estudantes tanto em ambientes de aprendizado formais quanto informais. O objetivo é tornar a ciência mais acessível, interessante e relacionável às experiências dos alunos. Além disso, destacamos a importância da comunicação científica e o potencial do Instagram como plataforma para compartilhar conteúdo científico além da sala de aula tradicional. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de intervenção de natureza qualitativa. É pretendido analisar e observar as interações dos participantes com o conteúdo do currículo escolar relacionado à cultura geek no perfil ''@quimegusta'' como instrumento de coleta de dados. Através desta abordagem, esperamos obter insights sobre o impacto dessa integração, os níveis de engajamento dos estudantes e o potencial de melhoria no aprendizado em ciências. Por fim, acreditamos que este estudo possa contribuir para a implementação de estratégias inovadoras no ensino de ciências. Ao aliar a cultura geek e o Instagram ao currículo escolar, busca-se uma abordagem mais atrativa e relevante para os alunos, promovendo um aprendizado significativo e despertando a curiosidade científica. Acredita-se que essa abordagem possa beneficiar não apenas os estudantes, mas também os educadores, oferecendo novas possibilidades de comunicação científica e engajamento com a comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22101_TB9137_10122023221058.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO FERREIRA GALDINO" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luizguustav123444@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101361 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9137 "inscrito_id" => 22101 "titulo" => "DE MOLÉCULAS A PIXELS: UTILIZANDO A CULTURA GEEK E O INSTAGRAM PARA ENSINAR CIÊNCIAS DE FORMA INOVADORA" "resumo" => "Neste estudo, exploramos a integração do Instagram, cultura geek, ensino de ciências e comunicação científica, com o objetivo de aprimorar o aprendizado em ciências, engajar os estudantes e promover a alfabetização científica. Através do uso do Instagram como ferramenta, os educadores podem criar conteúdos visualmente atraentes e incorporar elementos da cultura geek, como filmes populares e quadrinhos, para despertar interesse e relevância nos conceitos científicos, incentivando a participação e o envolvimento dos estudantes tanto em ambientes de aprendizado formais quanto informais. O objetivo é tornar a ciência mais acessível, interessante e relacionável às experiências dos alunos. Além disso, destacamos a importância da comunicação científica e o potencial do Instagram como plataforma para compartilhar conteúdo científico além da sala de aula tradicional. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de intervenção de natureza qualitativa. É pretendido analisar e observar as interações dos participantes com o conteúdo do currículo escolar relacionado à cultura geek no perfil ''@quimegusta'' como instrumento de coleta de dados. Através desta abordagem, esperamos obter insights sobre o impacto dessa integração, os níveis de engajamento dos estudantes e o potencial de melhoria no aprendizado em ciências. Por fim, acreditamos que este estudo possa contribuir para a implementação de estratégias inovadoras no ensino de ciências. Ao aliar a cultura geek e o Instagram ao currículo escolar, busca-se uma abordagem mais atrativa e relevante para os alunos, promovendo um aprendizado significativo e despertando a curiosidade científica. Acredita-se que essa abordagem possa beneficiar não apenas os estudantes, mas também os educadores, oferecendo novas possibilidades de comunicação científica e engajamento com a comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22101_TB9137_10122023221058.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO FERREIRA GALDINO" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luizguustav123444@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }