Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DE MOLÉCULAS A PIXELS: UTILIZANDO A CULTURA GEEK E O INSTAGRAM PARA ENSINAR CIÊNCIAS DE FORMA INOVADORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101361
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9137
    "inscrito_id" => 22101
    "titulo" => "DE MOLÉCULAS A PIXELS: UTILIZANDO A CULTURA GEEK E O INSTAGRAM PARA ENSINAR CIÊNCIAS DE FORMA INOVADORA"
    "resumo" => "Neste estudo, exploramos a integração do Instagram, cultura geek, ensino de ciências e comunicação científica, com o objetivo de aprimorar o aprendizado em ciências, engajar os estudantes e promover a alfabetização científica. Através do uso do Instagram como ferramenta, os educadores podem criar conteúdos visualmente atraentes e incorporar elementos da cultura geek, como filmes populares e quadrinhos, para despertar interesse e relevância nos conceitos científicos, incentivando a participação e o envolvimento dos estudantes tanto em ambientes de aprendizado formais quanto informais. O objetivo é tornar a ciência mais acessível, interessante e relacionável às experiências dos alunos. Além disso, destacamos a importância da comunicação científica e o potencial do Instagram como plataforma para compartilhar conteúdo científico além da sala de aula tradicional. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de intervenção de natureza qualitativa. É pretendido analisar e observar as interações dos participantes com o conteúdo do currículo escolar relacionado à cultura geek no perfil ''@quimegusta'' como instrumento de coleta de dados. Através desta abordagem, esperamos obter insights sobre o impacto dessa integração, os níveis de engajamento dos estudantes e o potencial de melhoria no aprendizado em ciências. Por fim, acreditamos que este estudo possa contribuir para a implementação de estratégias inovadoras no ensino de ciências. Ao aliar a cultura geek e o Instagram ao currículo escolar, busca-se uma abordagem mais atrativa e relevante para os alunos, promovendo um aprendizado significativo e despertando a curiosidade científica. Acredita-se que essa abordagem possa beneficiar não apenas os estudantes, mas também os educadores, oferecendo novas possibilidades de comunicação científica e engajamento com a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22101_TB9137_10122023221058.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO FERREIRA GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "luizguustav123444@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101361
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9137
    "inscrito_id" => 22101
    "titulo" => "DE MOLÉCULAS A PIXELS: UTILIZANDO A CULTURA GEEK E O INSTAGRAM PARA ENSINAR CIÊNCIAS DE FORMA INOVADORA"
    "resumo" => "Neste estudo, exploramos a integração do Instagram, cultura geek, ensino de ciências e comunicação científica, com o objetivo de aprimorar o aprendizado em ciências, engajar os estudantes e promover a alfabetização científica. Através do uso do Instagram como ferramenta, os educadores podem criar conteúdos visualmente atraentes e incorporar elementos da cultura geek, como filmes populares e quadrinhos, para despertar interesse e relevância nos conceitos científicos, incentivando a participação e o envolvimento dos estudantes tanto em ambientes de aprendizado formais quanto informais. O objetivo é tornar a ciência mais acessível, interessante e relacionável às experiências dos alunos. Além disso, destacamos a importância da comunicação científica e o potencial do Instagram como plataforma para compartilhar conteúdo científico além da sala de aula tradicional. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de intervenção de natureza qualitativa. É pretendido analisar e observar as interações dos participantes com o conteúdo do currículo escolar relacionado à cultura geek no perfil ''@quimegusta'' como instrumento de coleta de dados. Através desta abordagem, esperamos obter insights sobre o impacto dessa integração, os níveis de engajamento dos estudantes e o potencial de melhoria no aprendizado em ciências. Por fim, acreditamos que este estudo possa contribuir para a implementação de estratégias inovadoras no ensino de ciências. Ao aliar a cultura geek e o Instagram ao currículo escolar, busca-se uma abordagem mais atrativa e relevante para os alunos, promovendo um aprendizado significativo e despertando a curiosidade científica. Acredita-se que essa abordagem possa beneficiar não apenas os estudantes, mas também os educadores, oferecendo novas possibilidades de comunicação científica e engajamento com a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22101_TB9137_10122023221058.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO FERREIRA GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "luizguustav123444@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste estudo, exploramos a integração do Instagram, cultura geek, ensino de ciências e comunicação científica, com o objetivo de aprimorar o aprendizado em ciências, engajar os estudantes e promover a alfabetização científica. Através do uso do Instagram como ferramenta, os educadores podem criar conteúdos visualmente atraentes e incorporar elementos da cultura geek, como filmes populares e quadrinhos, para despertar interesse e relevância nos conceitos científicos, incentivando a participação e o envolvimento dos estudantes tanto em ambientes de aprendizado formais quanto informais. O objetivo é tornar a ciência mais acessível, interessante e relacionável às experiências dos alunos. Além disso, destacamos a importância da comunicação científica e o potencial do Instagram como plataforma para compartilhar conteúdo científico além da sala de aula tradicional. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de intervenção de natureza qualitativa. É pretendido analisar e observar as interações dos participantes com o conteúdo do currículo escolar relacionado à cultura geek no perfil ''@quimegusta'' como instrumento de coleta de dados. Através desta abordagem, esperamos obter insights sobre o impacto dessa integração, os níveis de engajamento dos estudantes e o potencial de melhoria no aprendizado em ciências. Por fim, acreditamos que este estudo possa contribuir para a implementação de estratégias inovadoras no ensino de ciências. Ao aliar a cultura geek e o Instagram ao currículo escolar, busca-se uma abordagem mais atrativa e relevante para os alunos, promovendo um aprendizado significativo e despertando a curiosidade científica. Acredita-se que essa abordagem possa beneficiar não apenas os estudantes, mas também os educadores, oferecendo novas possibilidades de comunicação científica e engajamento com a comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.