Neste estudo, exploramos a integração do Instagram, cultura geek, ensino de ciências e comunicação científica, com o objetivo de aprimorar o aprendizado em ciências, engajar os estudantes e promover a alfabetização científica. Através do uso do Instagram como ferramenta, os educadores podem criar conteúdos visualmente atraentes e incorporar elementos da cultura geek, como filmes populares e quadrinhos, para despertar interesse e relevância nos conceitos científicos, incentivando a participação e o envolvimento dos estudantes tanto em ambientes de aprendizado formais quanto informais. O objetivo é tornar a ciência mais acessível, interessante e relacionável às experiências dos alunos. Além disso, destacamos a importância da comunicação científica e o potencial do Instagram como plataforma para compartilhar conteúdo científico além da sala de aula tradicional. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de intervenção de natureza qualitativa. É pretendido analisar e observar as interações dos participantes com o conteúdo do currículo escolar relacionado à cultura geek no perfil ''@quimegusta'' como instrumento de coleta de dados. Através desta abordagem, esperamos obter insights sobre o impacto dessa integração, os níveis de engajamento dos estudantes e o potencial de melhoria no aprendizado em ciências. Por fim, acreditamos que este estudo possa contribuir para a implementação de estratégias inovadoras no ensino de ciências. Ao aliar a cultura geek e o Instagram ao currículo escolar, busca-se uma abordagem mais atrativa e relevante para os alunos, promovendo um aprendizado significativo e despertando a curiosidade científica. Acredita-se que essa abordagem possa beneficiar não apenas os estudantes, mas também os educadores, oferecendo novas possibilidades de comunicação científica e engajamento com a comunidade escolar.