Resumo: Para discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é preciso compreender conceitualmente questões referentes as teorias do currículo, a política curricular e o currículo. Assim, podemos avançar discutindo historicamente o currículo como expressão da cultura dominante, da linguagem e do código dominante. Objetivos: Descrever o planejamento e a gestão da elaboração da proposta Curricular do Ensino Fundamental a partir da coordenação administrativa, Técnica e pedagógica da SEMED de Castanhal; Identificar os desafios do Município para a implementação da BNCC; e verificar o andamento da implementação da mesma no Ensino Fundamental da cidade. Metodologia: Partindo de agendamento prévio foi possível entrevistar todo o corpo de assessoramento pedagógico e produzir um conjunto de dados que nus ajudaram a responder os objetivos da pesquisa. Resultados: Após as coletas de dados ficaram evidentes três desafios, que são eles; a formação dos professores que revela limitações ao tratar de determinados conteúdos em sala de aula, e isso acaba os afetando no que diz respeito a tradução pedagógica que os documentos curriculares definem, como competências gerais e específicas, Habilidades e objetos de conhecimento. Além das dificuldades que os alunos apresentam advindas, historicamente, da falta de investimentos na educação e se intensifica com a pandemia da COVID-19. Conclusão: Foi possível verificar que a implementação da BNCC por meio do documento Político e Curricular da Rede Municipal de Ensino de Castanhal, apresenta por um lado um esforço representado pela concretude do documento, embora com pouca participação dos profissionais que constituem a rede municipal, por outro lado, se apresenta vários desafios que perpassam pela dificuldade dos professores em traduzir pedagogicamente o que estrutura o documento curricular do município, assim como as dificuldades enfrentadas pelos educandos pós-pandemia da COVID-19.