GESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL NO ÂMBITO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: O PLANEJAMENTO, O CURRÍCULO E AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA CIDADE
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Resultados: Após as coletas de dados ficaram evidentes três desafios, que são eles; a formação dos professores que revela limitações ao tratar de determinados conteúdos em sala de aula, e isso acaba os afetando no que diz respeito a tradução pedagógica que os documentos curriculares definem, como competências gerais e específicas, Habilidades e objetos de conhecimento. Além das dificuldades que os alunos apresentam advindas, historicamente, da falta de investimentos na educação e se intensifica com a pandemia da COVID-19. Conclusão: Foi possível verificar que a implementação da BNCC por meio do documento Político e Curricular da Rede Municipal de Ensino de Castanhal, apresenta por um lado um esforço representado pela concretude do documento, embora com pouca participação dos profissionais que constituem a rede municipal, por outro lado, se apresenta vários desafios que perpassam pela dificuldade dos professores em traduzir pedagogicamente o que estrutura o documento curricular do município, assim como as dificuldades enfrentadas pelos educandos pós-pandemia da COVID-19." 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