Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL NO ÂMBITO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: O PLANEJAMENTO, O CURRÍCULO E AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA CIDADE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95444
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1054
    "inscrito_id" => 11792
    "titulo" => "GESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL NO ÂMBITO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: O PLANEJAMENTO, O CURRÍCULO E AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA CIDADE"
    "resumo" => "Resumo: Para discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é preciso compreender conceitualmente questões referentes as teorias do currículo, a política curricular e o currículo. Assim, podemos avançar discutindo historicamente o currículo como expressão da cultura dominante, da linguagem e do código dominante. Objetivos: Descrever o planejamento e a gestão da elaboração da proposta Curricular do Ensino Fundamental a partir da coordenação administrativa, Técnica e pedagógica da SEMED de Castanhal; Identificar os desafios do Município para a implementação da BNCC; e verificar o andamento da implementação da mesma no Ensino Fundamental da cidade. Metodologia: Partindo de agendamento prévio foi possível entrevistar todo o corpo de assessoramento pedagógico e produzir um conjunto de dados que nus ajudaram a responder os objetivos da pesquisa. Resultados: Após as coletas de dados ficaram evidentes três desafios, que são eles; a formação dos professores que revela limitações ao tratar de determinados conteúdos em sala de aula, e isso acaba os afetando no que diz respeito a tradução pedagógica que os documentos curriculares definem, como competências gerais e específicas, Habilidades e objetos de conhecimento. Além das dificuldades que os alunos apresentam advindas, historicamente, da falta de investimentos na educação e se intensifica com a pandemia da COVID-19. Conclusão: Foi possível verificar que a implementação da BNCC por meio do documento Político e Curricular da Rede Municipal de Ensino de Castanhal, apresenta por um lado um esforço representado pela concretude do documento, embora com pouca participação dos profissionais que constituem a rede municipal, por outro lado, se apresenta vários desafios que perpassam pela dificuldade dos professores em traduzir pedagogicamente o que estrutura o documento curricular do município, assim como as dificuldades enfrentadas pelos educandos pós-pandemia da COVID-19."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11792_TB1054_08102023155212.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVAN MACIEL FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVAN"
    "autor_email" => "maciellucivan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95444
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1054
    "inscrito_id" => 11792
    "titulo" => "GESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL NO ÂMBITO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: O PLANEJAMENTO, O CURRÍCULO E AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA CIDADE"
    "resumo" => "Resumo: Para discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é preciso compreender conceitualmente questões referentes as teorias do currículo, a política curricular e o currículo. Assim, podemos avançar discutindo historicamente o currículo como expressão da cultura dominante, da linguagem e do código dominante. Objetivos: Descrever o planejamento e a gestão da elaboração da proposta Curricular do Ensino Fundamental a partir da coordenação administrativa, Técnica e pedagógica da SEMED de Castanhal; Identificar os desafios do Município para a implementação da BNCC; e verificar o andamento da implementação da mesma no Ensino Fundamental da cidade. Metodologia: Partindo de agendamento prévio foi possível entrevistar todo o corpo de assessoramento pedagógico e produzir um conjunto de dados que nus ajudaram a responder os objetivos da pesquisa. Resultados: Após as coletas de dados ficaram evidentes três desafios, que são eles; a formação dos professores que revela limitações ao tratar de determinados conteúdos em sala de aula, e isso acaba os afetando no que diz respeito a tradução pedagógica que os documentos curriculares definem, como competências gerais e específicas, Habilidades e objetos de conhecimento. Além das dificuldades que os alunos apresentam advindas, historicamente, da falta de investimentos na educação e se intensifica com a pandemia da COVID-19. Conclusão: Foi possível verificar que a implementação da BNCC por meio do documento Político e Curricular da Rede Municipal de Ensino de Castanhal, apresenta por um lado um esforço representado pela concretude do documento, embora com pouca participação dos profissionais que constituem a rede municipal, por outro lado, se apresenta vários desafios que perpassam pela dificuldade dos professores em traduzir pedagogicamente o que estrutura o documento curricular do município, assim como as dificuldades enfrentadas pelos educandos pós-pandemia da COVID-19."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11792_TB1054_08102023155212.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVAN MACIEL FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVAN"
    "autor_email" => "maciellucivan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Resumo: Para discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é preciso compreender conceitualmente questões referentes as teorias do currículo, a política curricular e o currículo. Assim, podemos avançar discutindo historicamente o currículo como expressão da cultura dominante, da linguagem e do código dominante. Objetivos: Descrever o planejamento e a gestão da elaboração da proposta Curricular do Ensino Fundamental a partir da coordenação administrativa, Técnica e pedagógica da SEMED de Castanhal; Identificar os desafios do Município para a implementação da BNCC; e verificar o andamento da implementação da mesma no Ensino Fundamental da cidade. Metodologia: Partindo de agendamento prévio foi possível entrevistar todo o corpo de assessoramento pedagógico e produzir um conjunto de dados que nus ajudaram a responder os objetivos da pesquisa. Resultados: Após as coletas de dados ficaram evidentes três desafios, que são eles; a formação dos professores que revela limitações ao tratar de determinados conteúdos em sala de aula, e isso acaba os afetando no que diz respeito a tradução pedagógica que os documentos curriculares definem, como competências gerais e específicas, Habilidades e objetos de conhecimento. Além das dificuldades que os alunos apresentam advindas, historicamente, da falta de investimentos na educação e se intensifica com a pandemia da COVID-19. Conclusão: Foi possível verificar que a implementação da BNCC por meio do documento Político e Curricular da Rede Municipal de Ensino de Castanhal, apresenta por um lado um esforço representado pela concretude do documento, embora com pouca participação dos profissionais que constituem a rede municipal, por outro lado, se apresenta vários desafios que perpassam pela dificuldade dos professores em traduzir pedagogicamente o que estrutura o documento curricular do município, assim como as dificuldades enfrentadas pelos educandos pós-pandemia da COVID-19.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.