Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ÓTICA DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MAGALHÃES BARATA/PA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97191
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3368
    "inscrito_id" => 4585
    "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ÓTICA DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MAGALHÃES BARATA/PA."
    "resumo" => "Os professores de matemática enfrentam dificuldades no processo de ensino principalmente no que diz respeito ao atendimento didático dos estudantes com necessidades especiais, o que muitas vezes inviabiliza a efetivação do processo de inclusão educacional. De forma geral, a matemática constitui-se em uma disciplina que requer raciocínio lógico, abstração e habilidades de resolução de problemas, o que pode apresentar desafios adicionais para estudantes com necessidades especiais. Diante dessa realidade é que propomos como objetivo analisar as principais dificuldades enfrentadas no ensino de matemática, na perspectiva da educação especial. Os procedimentos metodológicos envolveram uma abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Tendo como lócus desta pesquisa uma escola da rede municipal de Magalhães Barata-PA e público alvo os (as) professores (as) de matemática da referida escola, do ensino fundamental. Nas etapas da pesquisa, realizou-se um breve levantamento bibliográfico, em seguida foi feito a aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados e após isso foi feita a análise dos dados coletados. Como principais resultados da pesquisa, constatamos: que os professores de matemática dessa escola municipal tem grandes dificuldades em adaptar os conteúdos e atividades de matemática para seus alunos da educação especial; que a escola pouco promove cursos ou formação continuada para auxiliar os professores e assim facilitar o ensino de matemática para os alunos; que os professores investigados não buscaram se especializar na área da educação especial por acreditarem que não trabalhariam com esses alunos. Como conclusão identificamos que as principais dificuldades dos professores do ensino fundamental ao ensinar matemática na perspectiva da educação especial residem nos seguintes aspectos: falta de formação continuada destinada aos professores; poucas discussões acerca da educação inclusiva com destaque para matemática enquanto elemento curricular propulsor de práticas inclusivas junto aos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4585_TB3368_22052023161312.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICK SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "RICK BARBOSA"
    "autor_email" => "rick.barbosa@aluno.uepa.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97191
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3368
    "inscrito_id" => 4585
    "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ÓTICA DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MAGALHÃES BARATA/PA."
    "resumo" => "Os professores de matemática enfrentam dificuldades no processo de ensino principalmente no que diz respeito ao atendimento didático dos estudantes com necessidades especiais, o que muitas vezes inviabiliza a efetivação do processo de inclusão educacional. De forma geral, a matemática constitui-se em uma disciplina que requer raciocínio lógico, abstração e habilidades de resolução de problemas, o que pode apresentar desafios adicionais para estudantes com necessidades especiais. Diante dessa realidade é que propomos como objetivo analisar as principais dificuldades enfrentadas no ensino de matemática, na perspectiva da educação especial. Os procedimentos metodológicos envolveram uma abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Tendo como lócus desta pesquisa uma escola da rede municipal de Magalhães Barata-PA e público alvo os (as) professores (as) de matemática da referida escola, do ensino fundamental. Nas etapas da pesquisa, realizou-se um breve levantamento bibliográfico, em seguida foi feito a aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados e após isso foi feita a análise dos dados coletados. Como principais resultados da pesquisa, constatamos: que os professores de matemática dessa escola municipal tem grandes dificuldades em adaptar os conteúdos e atividades de matemática para seus alunos da educação especial; que a escola pouco promove cursos ou formação continuada para auxiliar os professores e assim facilitar o ensino de matemática para os alunos; que os professores investigados não buscaram se especializar na área da educação especial por acreditarem que não trabalhariam com esses alunos. Como conclusão identificamos que as principais dificuldades dos professores do ensino fundamental ao ensinar matemática na perspectiva da educação especial residem nos seguintes aspectos: falta de formação continuada destinada aos professores; poucas discussões acerca da educação inclusiva com destaque para matemática enquanto elemento curricular propulsor de práticas inclusivas junto aos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4585_TB3368_22052023161312.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICK SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "RICK BARBOSA"
    "autor_email" => "rick.barbosa@aluno.uepa.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os professores de matemática enfrentam dificuldades no processo de ensino principalmente no que diz respeito ao atendimento didático dos estudantes com necessidades especiais, o que muitas vezes inviabiliza a efetivação do processo de inclusão educacional. De forma geral, a matemática constitui-se em uma disciplina que requer raciocínio lógico, abstração e habilidades de resolução de problemas, o que pode apresentar desafios adicionais para estudantes com necessidades especiais. Diante dessa realidade é que propomos como objetivo analisar as principais dificuldades enfrentadas no ensino de matemática, na perspectiva da educação especial. Os procedimentos metodológicos envolveram uma abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Tendo como lócus desta pesquisa uma escola da rede municipal de Magalhães Barata-PA e público alvo os (as) professores (as) de matemática da referida escola, do ensino fundamental. Nas etapas da pesquisa, realizou-se um breve levantamento bibliográfico, em seguida foi feito a aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados e após isso foi feita a análise dos dados coletados. Como principais resultados da pesquisa, constatamos: que os professores de matemática dessa escola municipal tem grandes dificuldades em adaptar os conteúdos e atividades de matemática para seus alunos da educação especial; que a escola pouco promove cursos ou formação continuada para auxiliar os professores e assim facilitar o ensino de matemática para os alunos; que os professores investigados não buscaram se especializar na área da educação especial por acreditarem que não trabalhariam com esses alunos. Como conclusão identificamos que as principais dificuldades dos professores do ensino fundamental ao ensinar matemática na perspectiva da educação especial residem nos seguintes aspectos: falta de formação continuada destinada aos professores; poucas discussões acerca da educação inclusiva com destaque para matemática enquanto elemento curricular propulsor de práticas inclusivas junto aos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.