LISBOA, Maria Das Neves De Araúo. Educação inclusiva em tempos de pandemia.. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/97177>. Acesso em: 14/11/2024 06:48
O presente artigo objetiva ao trazer este estudo no cenário escolar em tempos de pandemia, especialmente no que diz respeito a inclusão escolar dos alunos com deficiência no contexto de aulas remotas. Com a pandemia de 2020, a Organização Mundial da Saúde – OMS fez alguns direcionamentos para conter o avanço da doença, causada pelo novo corona vírus. Uma dessas iniciativas foi em relação ao fechamento das escolas, fazendo com que às aulas fossem ressignificadas, se adequando ao formato de aulas remotas para todos os alunos. Para os alunos com deficiência o ensino remoto foi movido de muitos obstáculos e até mesmo de exclusão escolar. Sabendo-se da gravidade da doença causada pelo corona vírus, cientes também de que as pessoas com deficiência, por natureza, são grupos de risco, surgiu a inquietação em conhecer a resposta para o seguinte questionamento: Como os alunos com deficiência irão ser inseridos no contexto educativo de aulas remotas? Esse processo, foi observado o quanto à Escola se desdobrou para minimizar os referidos problemas causados pelo ensino remoto, bem como responder a pergunta, analisando como a inclusão escolar dos alunos com deficiência durante a pandemia do COVID19 conseguiria contribuir na aprendizagem desses alunos. Esse estudo foi embasado e estruturado sob uma pesquisa bibliográfica, no qual permitiu aprofundamento em leis inclusivas, relatórios parlamentares e diversos autores que remetem a importância de manter viva as práticas inclusivas, como também permitir que, independente da situação, os alunos com deficiência sejam acompanhados em todo o seu cotidiano e crescimento como cidadão. Mesmo em tempos de isolamento social, O seu desenvolvimento é de suma importância. Neste estudo, tomamos conhecimento que às esferas governamentais responsáveis por articular ações a favor da educação inclusiva foi omissa em muitos momentos, faltaram estratégias para que a segregação durante a pandemia não acontecessem nas Escolas no Brasil.