GAMIFICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS PERSONAGENS DA DISNEY PODEM CONTRIBUIR PARA A ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97163 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3330 "inscrito_id" => 14131 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS PERSONAGENS DA DISNEY PODEM CONTRIBUIR PARA A ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR." "resumo" => "A construção de projetos pedagógicos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem não é algo pontual, principalmente quando pensamos em atingir um determinado público – alvo no ambiente escolar. Com a proposta de trazer para o centro da formação os alunos, cabe aos professores construir agora em conjunto, conforme as necessidades expostas pelos educandos, um plano de ensino que cative e promova a participação integral de todos os sujeitos ativos presentes na escola, em especial, os estudantes. Quando pensamos em documentos que referenciem a importância desses recursos pedagógicos, temos a nível nacional: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No âmbito estadual, contamos com o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e na esfera municipal de Fortaleza, encontramos subsídios para a aplicação de projetos nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza e o Plano Fortaleza 2040. Desta forma, nossa proposta consiste em utilizar os personagens das histórias criadas pela Disney para trabalhar com a alfabetização interdisciplinar de crianças no 1° ano do Ensino Fundamental, isso porque, cada personagem e cada roteiro apresentado nos filmes passam mensagens e informações que podem trazer o lúdico e uma compreensão mais clara dos conhecimentos que fazem parte da grade curricular proposta pelos documentos oficiais. Por fim, entendemos que, ao passo que o papel do professor consiste na elaboração de problemas e na orientação dos alunos para a sua devida solução, cabe aos alunos participar dessa construção por meio dos seus conhecimentos prévios e de conhecimentos que serão apreendidos no decorrer do processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14131_TB3330_04102023234414.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO CESAR DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Caio Araújo" "autor_email" => "caiotkd2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97163 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3330 "inscrito_id" => 14131 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS PERSONAGENS DA DISNEY PODEM CONTRIBUIR PARA A ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR." "resumo" => "A construção de projetos pedagógicos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem não é algo pontual, principalmente quando pensamos em atingir um determinado público – alvo no ambiente escolar. Com a proposta de trazer para o centro da formação os alunos, cabe aos professores construir agora em conjunto, conforme as necessidades expostas pelos educandos, um plano de ensino que cative e promova a participação integral de todos os sujeitos ativos presentes na escola, em especial, os estudantes. Quando pensamos em documentos que referenciem a importância desses recursos pedagógicos, temos a nível nacional: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No âmbito estadual, contamos com o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e na esfera municipal de Fortaleza, encontramos subsídios para a aplicação de projetos nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza e o Plano Fortaleza 2040. Desta forma, nossa proposta consiste em utilizar os personagens das histórias criadas pela Disney para trabalhar com a alfabetização interdisciplinar de crianças no 1° ano do Ensino Fundamental, isso porque, cada personagem e cada roteiro apresentado nos filmes passam mensagens e informações que podem trazer o lúdico e uma compreensão mais clara dos conhecimentos que fazem parte da grade curricular proposta pelos documentos oficiais. Por fim, entendemos que, ao passo que o papel do professor consiste na elaboração de problemas e na orientação dos alunos para a sua devida solução, cabe aos alunos participar dessa construção por meio dos seus conhecimentos prévios e de conhecimentos que serão apreendidos no decorrer do processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14131_TB3330_04102023234414.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO CESAR DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Caio Araújo" "autor_email" => "caiotkd2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }