IDENTIDADE E CULTURA LINGUÍSTICA EM UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LIBRAS/PORTUGUÊS DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97132 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3285 "inscrito_id" => 9910 "titulo" => "IDENTIDADE E CULTURA LINGUÍSTICA EM UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LIBRAS/PORTUGUÊS DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho, tem por finalidade analisar como acontece o processo de identidade cultural linguístico a partir da aquisição da Libras e do Português, por alunos surdos da Educação Infantil. Este estudo está fundamentado em um aporte teórico, que abordam questões sobre a proposta temática desta pesquisa, como Perlin (1998; 2000; 2013), trazendo a teoria da existência de diversidade de identidade do sujeito surdo, Hall (2011), Pollak (1992) abordando sobre identidade cultural na pós-modernidade e memória e identidade social, Halbwachs (2004) explanando a memória coletiva, Skliar (2003; 2013), Quadros (2000; 2012;2019), Strobel (2008; 2013) que abordam sobre, alfabetização e o ensino da língua de sinais (Libras), a surdez, a pedagogia da diferença e a cultura surda no contexto educacional, e ainda Carvalho (2016) e Romário (2018) explicando que não basta ser surdo para ser professor: práticas que constituem o professor surdo e a importância da Pedagogia surda: cultura, diferença e construção de identidade do sujeito surdo. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, a partir de observação no processo ensino aprendizagem dos alunos e de coleta de dados com aplicação de questionário para as professoras surdas e ouvintes bilíngues da turma do II Período da Educação Infantil, da Escola Municipal de Educação Bilíngue para surdos, da cidade de Imperatriz. Pretende-se contribuir na produção de referenciais que ampliem a discussão sobre a importância da identidade surda, da cultura linguística surda e da aquisição da Libras e do Português na educação de surdos desde a mais tenra idade. Portanto, ressalta a necessidade de reflexão sobre as estratégias pedagógicas utilizadas de forma que o estudante surdo da Educação Infantil inicie sua vida escolar a partir de conhecimentos básicos e essenciais para o seu cotidiano social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9910_TB3285_02082023103447.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISANIR CARDOSO CHAVES" "autor_nome_curto" => "Lisanir Cardoso" "autor_email" => "lisanirchaves@uemasul.edu" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97132 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3285 "inscrito_id" => 9910 "titulo" => "IDENTIDADE E CULTURA LINGUÍSTICA EM UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LIBRAS/PORTUGUÊS DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho, tem por finalidade analisar como acontece o processo de identidade cultural linguístico a partir da aquisição da Libras e do Português, por alunos surdos da Educação Infantil. Este estudo está fundamentado em um aporte teórico, que abordam questões sobre a proposta temática desta pesquisa, como Perlin (1998; 2000; 2013), trazendo a teoria da existência de diversidade de identidade do sujeito surdo, Hall (2011), Pollak (1992) abordando sobre identidade cultural na pós-modernidade e memória e identidade social, Halbwachs (2004) explanando a memória coletiva, Skliar (2003; 2013), Quadros (2000; 2012;2019), Strobel (2008; 2013) que abordam sobre, alfabetização e o ensino da língua de sinais (Libras), a surdez, a pedagogia da diferença e a cultura surda no contexto educacional, e ainda Carvalho (2016) e Romário (2018) explicando que não basta ser surdo para ser professor: práticas que constituem o professor surdo e a importância da Pedagogia surda: cultura, diferença e construção de identidade do sujeito surdo. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, a partir de observação no processo ensino aprendizagem dos alunos e de coleta de dados com aplicação de questionário para as professoras surdas e ouvintes bilíngues da turma do II Período da Educação Infantil, da Escola Municipal de Educação Bilíngue para surdos, da cidade de Imperatriz. Pretende-se contribuir na produção de referenciais que ampliem a discussão sobre a importância da identidade surda, da cultura linguística surda e da aquisição da Libras e do Português na educação de surdos desde a mais tenra idade. Portanto, ressalta a necessidade de reflexão sobre as estratégias pedagógicas utilizadas de forma que o estudante surdo da Educação Infantil inicie sua vida escolar a partir de conhecimentos básicos e essenciais para o seu cotidiano social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9910_TB3285_02082023103447.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISANIR CARDOSO CHAVES" "autor_nome_curto" => "Lisanir Cardoso" "autor_email" => "lisanirchaves@uemasul.edu" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }