Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIDADE E CULTURA LINGUÍSTICA EM UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LIBRAS/PORTUGUÊS DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97132
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3285
    "inscrito_id" => 9910
    "titulo" => "IDENTIDADE E CULTURA LINGUÍSTICA EM UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LIBRAS/PORTUGUÊS DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho, tem por finalidade analisar como acontece o processo de identidade cultural linguístico a partir da aquisição da Libras e do Português, por alunos surdos da Educação Infantil. Este estudo está fundamentado em um aporte teórico, que abordam questões sobre a proposta temática desta pesquisa, como Perlin (1998; 2000; 2013), trazendo a teoria da existência de diversidade de identidade do sujeito surdo, Hall (2011), Pollak (1992) abordando sobre identidade cultural na pós-modernidade e memória e identidade social, Halbwachs (2004) explanando a memória coletiva, Skliar (2003; 2013), Quadros (2000; 2012;2019), Strobel (2008; 2013) que abordam sobre, alfabetização e o ensino da língua de sinais (Libras), a surdez, a pedagogia da diferença e a cultura surda no contexto educacional, e ainda Carvalho (2016) e Romário (2018) explicando que não basta ser surdo para ser professor: práticas que constituem o professor surdo e a importância da Pedagogia surda: cultura, diferença e construção de identidade do sujeito surdo. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, a partir de observação no processo ensino aprendizagem dos alunos e de coleta de dados com aplicação de questionário para as professoras surdas e ouvintes bilíngues da turma do II Período da Educação Infantil, da Escola Municipal de Educação Bilíngue para surdos, da cidade de Imperatriz. Pretende-se contribuir na produção de referenciais que ampliem a discussão sobre a importância da identidade surda, da cultura linguística surda e da aquisição da Libras e do Português na educação de surdos desde a mais tenra idade. Portanto, ressalta a necessidade de reflexão sobre as estratégias pedagógicas utilizadas de forma que o estudante surdo da Educação Infantil inicie sua vida escolar a partir de conhecimentos básicos e essenciais para o seu cotidiano social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9910_TB3285_02082023103447.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LISANIR CARDOSO CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "Lisanir Cardoso"
    "autor_email" => "lisanirchaves@uemasul.edu"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97132
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3285
    "inscrito_id" => 9910
    "titulo" => "IDENTIDADE E CULTURA LINGUÍSTICA EM UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LIBRAS/PORTUGUÊS DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho, tem por finalidade analisar como acontece o processo de identidade cultural linguístico a partir da aquisição da Libras e do Português, por alunos surdos da Educação Infantil. Este estudo está fundamentado em um aporte teórico, que abordam questões sobre a proposta temática desta pesquisa, como Perlin (1998; 2000; 2013), trazendo a teoria da existência de diversidade de identidade do sujeito surdo, Hall (2011), Pollak (1992) abordando sobre identidade cultural na pós-modernidade e memória e identidade social, Halbwachs (2004) explanando a memória coletiva, Skliar (2003; 2013), Quadros (2000; 2012;2019), Strobel (2008; 2013) que abordam sobre, alfabetização e o ensino da língua de sinais (Libras), a surdez, a pedagogia da diferença e a cultura surda no contexto educacional, e ainda Carvalho (2016) e Romário (2018) explicando que não basta ser surdo para ser professor: práticas que constituem o professor surdo e a importância da Pedagogia surda: cultura, diferença e construção de identidade do sujeito surdo. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, a partir de observação no processo ensino aprendizagem dos alunos e de coleta de dados com aplicação de questionário para as professoras surdas e ouvintes bilíngues da turma do II Período da Educação Infantil, da Escola Municipal de Educação Bilíngue para surdos, da cidade de Imperatriz. Pretende-se contribuir na produção de referenciais que ampliem a discussão sobre a importância da identidade surda, da cultura linguística surda e da aquisição da Libras e do Português na educação de surdos desde a mais tenra idade. Portanto, ressalta a necessidade de reflexão sobre as estratégias pedagógicas utilizadas de forma que o estudante surdo da Educação Infantil inicie sua vida escolar a partir de conhecimentos básicos e essenciais para o seu cotidiano social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9910_TB3285_02082023103447.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LISANIR CARDOSO CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "Lisanir Cardoso"
    "autor_email" => "lisanirchaves@uemasul.edu"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho, tem por finalidade analisar como acontece o processo de identidade cultural linguístico a partir da aquisição da Libras e do Português, por alunos surdos da Educação Infantil. Este estudo está fundamentado em um aporte teórico, que abordam questões sobre a proposta temática desta pesquisa, como Perlin (1998; 2000; 2013), trazendo a teoria da existência de diversidade de identidade do sujeito surdo, Hall (2011), Pollak (1992) abordando sobre identidade cultural na pós-modernidade e memória e identidade social, Halbwachs (2004) explanando a memória coletiva, Skliar (2003; 2013), Quadros (2000; 2012;2019), Strobel (2008; 2013) que abordam sobre, alfabetização e o ensino da língua de sinais (Libras), a surdez, a pedagogia da diferença e a cultura surda no contexto educacional, e ainda Carvalho (2016) e Romário (2018) explicando que não basta ser surdo para ser professor: práticas que constituem o professor surdo e a importância da Pedagogia surda: cultura, diferença e construção de identidade do sujeito surdo. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, a partir de observação no processo ensino aprendizagem dos alunos e de coleta de dados com aplicação de questionário para as professoras surdas e ouvintes bilíngues da turma do II Período da Educação Infantil, da Escola Municipal de Educação Bilíngue para surdos, da cidade de Imperatriz. Pretende-se contribuir na produção de referenciais que ampliem a discussão sobre a importância da identidade surda, da cultura linguística surda e da aquisição da Libras e do Português na educação de surdos desde a mais tenra idade. Portanto, ressalta a necessidade de reflexão sobre as estratégias pedagógicas utilizadas de forma que o estudante surdo da Educação Infantil inicie sua vida escolar a partir de conhecimentos básicos e essenciais para o seu cotidiano social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.