Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO, UM ENSAIO PARA SER PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97056
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3187
    "inscrito_id" => 14280
    "titulo" => "ESTÁGIO, UM ENSAIO PARA SER PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS"
    "resumo" => "É certo que ser professor é atuar em sala de aula, construir conhecimentos com seus alunos, refletir sobre as suas práticas e vislumbrar caminhos para uma formação continuada. Partindo deste pensar, nos questionamos “como nos tornamos professores?”, destacando que “ Ser Professor” vai além de estar em sala de aula, requer toda uma preparação prévia, saberes, conhecimentos para adentrar no ambiente escolar. O objetivo é apresentar o relato de experiência de uma discente do curso e Letras-Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os autores que embasam nosso estudo são: Freire (2005); Nóvoa (2007); Tardif (2011); Fazenda e Piconez (2009); Veiga (1999); Pimenta (1995). A metodologia é de abordagem qualitativa e de relato de experiência. O estágio proporciona experiência ao licenciando, nesse caso será relatada a vivência obtida no estágio de regência L2 II, em formato de curso de extensão, no curso de Letras-Libras da UFERSA, a fim de se comprometer em ser um profissional competente no futuro. Constatamos que durante o estágio ocorreram alguns desafios, pois nos deparamos com o planejamento, momento das aulas e pós sala de aula. Um outro desafio vivenciado, é saber gerenciar, utilizar como aliado as situações inusitadas, adversas recorrentes no fazer docente e aprender com elas. Portanto, o estágio de regência é um ensaio para ser professor, nele vamos percebendo as possibilidades de ser professor e nesse processo ir construindo a nossa identidade docente. O estágio é um momento formativo, pois possibilita que o professor em formação assuma as atribuições e vivencie situações que fogem ao seu plano de aula e que o faz crescer nessa caminhada de tornar-se educador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14280_TB3187_04122023135820.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA RAIANE DO NASCIMENTO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "jujuraiane13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97056
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3187
    "inscrito_id" => 14280
    "titulo" => "ESTÁGIO, UM ENSAIO PARA SER PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS"
    "resumo" => "É certo que ser professor é atuar em sala de aula, construir conhecimentos com seus alunos, refletir sobre as suas práticas e vislumbrar caminhos para uma formação continuada. Partindo deste pensar, nos questionamos “como nos tornamos professores?”, destacando que “ Ser Professor” vai além de estar em sala de aula, requer toda uma preparação prévia, saberes, conhecimentos para adentrar no ambiente escolar. O objetivo é apresentar o relato de experiência de uma discente do curso e Letras-Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os autores que embasam nosso estudo são: Freire (2005); Nóvoa (2007); Tardif (2011); Fazenda e Piconez (2009); Veiga (1999); Pimenta (1995). A metodologia é de abordagem qualitativa e de relato de experiência. O estágio proporciona experiência ao licenciando, nesse caso será relatada a vivência obtida no estágio de regência L2 II, em formato de curso de extensão, no curso de Letras-Libras da UFERSA, a fim de se comprometer em ser um profissional competente no futuro. Constatamos que durante o estágio ocorreram alguns desafios, pois nos deparamos com o planejamento, momento das aulas e pós sala de aula. Um outro desafio vivenciado, é saber gerenciar, utilizar como aliado as situações inusitadas, adversas recorrentes no fazer docente e aprender com elas. Portanto, o estágio de regência é um ensaio para ser professor, nele vamos percebendo as possibilidades de ser professor e nesse processo ir construindo a nossa identidade docente. O estágio é um momento formativo, pois possibilita que o professor em formação assuma as atribuições e vivencie situações que fogem ao seu plano de aula e que o faz crescer nessa caminhada de tornar-se educador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14280_TB3187_04122023135820.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA RAIANE DO NASCIMENTO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "jujuraiane13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É certo que ser professor é atuar em sala de aula, construir conhecimentos com seus alunos, refletir sobre as suas práticas e vislumbrar caminhos para uma formação continuada. Partindo deste pensar, nos questionamos “como nos tornamos professores?”, destacando que “ Ser Professor” vai além de estar em sala de aula, requer toda uma preparação prévia, saberes, conhecimentos para adentrar no ambiente escolar. O objetivo é apresentar o relato de experiência de uma discente do curso e Letras-Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os autores que embasam nosso estudo são: Freire (2005); Nóvoa (2007); Tardif (2011); Fazenda e Piconez (2009); Veiga (1999); Pimenta (1995). A metodologia é de abordagem qualitativa e de relato de experiência. O estágio proporciona experiência ao licenciando, nesse caso será relatada a vivência obtida no estágio de regência L2 II, em formato de curso de extensão, no curso de Letras-Libras da UFERSA, a fim de se comprometer em ser um profissional competente no futuro. Constatamos que durante o estágio ocorreram alguns desafios, pois nos deparamos com o planejamento, momento das aulas e pós sala de aula. Um outro desafio vivenciado, é saber gerenciar, utilizar como aliado as situações inusitadas, adversas recorrentes no fazer docente e aprender com elas. Portanto, o estágio de regência é um ensaio para ser professor, nele vamos percebendo as possibilidades de ser professor e nesse processo ir construindo a nossa identidade docente. O estágio é um momento formativo, pois possibilita que o professor em formação assuma as atribuições e vivencie situações que fogem ao seu plano de aula e que o faz crescer nessa caminhada de tornar-se educador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.