Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO, EMPODERAMENTO E LEGISLAÇÃO: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO SOBRE A IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96976
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3091
    "inscrito_id" => 12106
    "titulo" => "EDUCAÇÃO, EMPODERAMENTO E LEGISLAÇÃO: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO SOBRE A IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA."
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo principal identificar as situações de gênero no contexto escolar, enfatizando principalmente a igualdade de gênero na escola, o empoderamento feminino e como a legislação é considerada diante desta problemática na contemporaneidade. Assim, por meio de revisão bibliográfica, analisando o ponto de vista de diversos autores e a legislação brasileira, foram abordados conceitos e práticas necessárias para possibilitar os professores a trabalhar este tema tão presente dentro das escolas, da forma mais natural possível. Construir a igualdade de gênero na escola é evitar que processos de discriminação ocorram; entretanto é importante que seja praticada desde os primeiros anos da vida escolar. A participação do docente é necessária para que a sala de aula não seja um espaço gerador e reprodutor de uma educação discriminatória, e sim um espaço de construção de igualdades, pois sabemos que a escola contribui de forma significativa para a manutenção dos padrões estabelecidos na sociedade. Após análise de materiais teóricos, pode-se observar que há questões relevantes relacionadas a igualdade de gênero que precisam ser ressaltadas para redução de episódios de preconceito e discriminação dentro e fora do ambiente escolar, para a melhoria da educação com foco na inclusão social. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos realizados pelos autores CECCARELLI (2000), RAGO (2013), SILVA; GOMES; KRUCZEVESKI (2018), SEFFNER (2008), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12106_TB3091_14062023224133.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILANE BATISTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Edilane"
    "autor_email" => "edilane.ferreira@professo"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96976
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3091
    "inscrito_id" => 12106
    "titulo" => "EDUCAÇÃO, EMPODERAMENTO E LEGISLAÇÃO: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO SOBRE A IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA."
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo principal identificar as situações de gênero no contexto escolar, enfatizando principalmente a igualdade de gênero na escola, o empoderamento feminino e como a legislação é considerada diante desta problemática na contemporaneidade. Assim, por meio de revisão bibliográfica, analisando o ponto de vista de diversos autores e a legislação brasileira, foram abordados conceitos e práticas necessárias para possibilitar os professores a trabalhar este tema tão presente dentro das escolas, da forma mais natural possível. Construir a igualdade de gênero na escola é evitar que processos de discriminação ocorram; entretanto é importante que seja praticada desde os primeiros anos da vida escolar. A participação do docente é necessária para que a sala de aula não seja um espaço gerador e reprodutor de uma educação discriminatória, e sim um espaço de construção de igualdades, pois sabemos que a escola contribui de forma significativa para a manutenção dos padrões estabelecidos na sociedade. Após análise de materiais teóricos, pode-se observar que há questões relevantes relacionadas a igualdade de gênero que precisam ser ressaltadas para redução de episódios de preconceito e discriminação dentro e fora do ambiente escolar, para a melhoria da educação com foco na inclusão social. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos realizados pelos autores CECCARELLI (2000), RAGO (2013), SILVA; GOMES; KRUCZEVESKI (2018), SEFFNER (2008), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12106_TB3091_14062023224133.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILANE BATISTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Edilane"
    "autor_email" => "edilane.ferreira@professo"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal identificar as situações de gênero no contexto escolar, enfatizando principalmente a igualdade de gênero na escola, o empoderamento feminino e como a legislação é considerada diante desta problemática na contemporaneidade. Assim, por meio de revisão bibliográfica, analisando o ponto de vista de diversos autores e a legislação brasileira, foram abordados conceitos e práticas necessárias para possibilitar os professores a trabalhar este tema tão presente dentro das escolas, da forma mais natural possível. Construir a igualdade de gênero na escola é evitar que processos de discriminação ocorram; entretanto é importante que seja praticada desde os primeiros anos da vida escolar. A participação do docente é necessária para que a sala de aula não seja um espaço gerador e reprodutor de uma educação discriminatória, e sim um espaço de construção de igualdades, pois sabemos que a escola contribui de forma significativa para a manutenção dos padrões estabelecidos na sociedade. Após análise de materiais teóricos, pode-se observar que há questões relevantes relacionadas a igualdade de gênero que precisam ser ressaltadas para redução de episódios de preconceito e discriminação dentro e fora do ambiente escolar, para a melhoria da educação com foco na inclusão social. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos realizados pelos autores CECCARELLI (2000), RAGO (2013), SILVA; GOMES; KRUCZEVESKI (2018), SEFFNER (2008), dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.