Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado sobre um projeto educacional que integra um programa de extensão da Universidade Santo Amaro. Esse projeto educacional é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e as Escolas Estaduais de Educação Básica dos munícipios de São Paulo e Guarulhos, e contribui na formação de jovens estudantes da rede pública estadual em áreas de conhecimento cuja defasagem de formação tem sido crescente. Nesse sentido, a universidade assume uma construção conjunta e colaboração mútua com instituições de Educação Básica. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar o impacto do projeto educacional na formação dos jovens e na continuidade de estudos desses jovens no Ensino Superior. A metodologia adotada é pesquisa bibliográfica e pesquisa documental em artigos científicos, livros, documentos oficiais e de registros do projeto durante o período de 2018 a 2022; e pesquisa de campo, com aplicação de questionário de identificação e caracterização, por meio de formulário eletrônico, e entrevista semiestruturada com docentes e gestores do projeto. É possível identificar que o projeto propicia perspectivas de transformação na formação desses jovens e continuidade de estudos. Os resultados da pesquisa, além de pressupor transformação, sugerem ser possível gerar novos ciclos de investigação.