As leis educacionais que regem atualmente o sistema de ensino no Brasil, apontam como exigência a presença de professores/as capacitados para trabalhar com aluno/as com necessidades educacionais especiais, inseridos em classes regulares, em uma perspectiva de educação inclusiva. Entende‑se por crianças, adolescentes, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais aqueles cujas necessidades educacionais se relacionem com diferenças determinadas, ou não, por deficiências, limitações, condições e/ou disfunções no processo de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para que essa exigência se efetive, a formação “adequada” de professores/as para atuar nesses contextos de inclusão é de fundamental relevância. Diante do contexto apresentado, o presente trabalho tem como objetivo discutir a importância de disciplinas que abordem a temática da Educação Inclusiva nos cursos de formação de professores, tendo como recorte o Curso de Pedagogia da Faculdade Rebouças de Campina Grande (PB), em suas modalidades EaD e Semipresencial. Metodologicamente, a pesquisa possui uma natureza exploratório-descritiva. Partimos de uma discussão bibliográfica, e mergulhamos em uma análise empírica dos dados, obtidos a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado nas duas turmas do 2º período do curso citado. Refletir sobe o processo de formação de professores/as enfatizando a importância do diálogo com a Educação Inclusiva se apresenta enquanto uma demanda necessária no contexto educacional atual. Cumprindo a exigência da legislação educacional brasileira, no que fiz respeito a formação de professores/as aptos para atuar no contexto educacional numa perspectiva inclusiva, o Curso de Pedagogia da Faculdade Rebouças de Campina Grande apresenta em sua grade curricular, como componente obrigatório, a disciplina “Metodologia da Educação Especial e Inclusiva”.