RECONSTRUINDO O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96894 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2974 "inscrito_id" => 12501 "titulo" => "RECONSTRUINDO O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA." "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade discutir o resgate do interesse dos alunos, bem como o estímulo à sua participação no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Matemática através do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Ao mesmo tempo, nosso intuito é refletir sobre o incentivo dos futuros professores de Matemática na busca e no aperfeiçoamento de metodologias de ensino que se enquadrem com a realidade vivida por seus estudantes. Desse modo, partindo do interesse em descobrir métodos que auxiliem o Ensino da Matemática para alunos do Ensino Médio, nos alicerçamos em diversos autores que destacam a necessidade de uma aprendizagem empírica como forma de relacionar teoria e prática com objetos manipuláveis no ensino da matemática, haja vista que muitos alunos nessa etapa do ensino apresentam dificuldades em compreender conceitos, algoritmos e suas propriedades fundamentais. Em vista disso, foi utilizado o LEM do Instituto Padre Miguelinho – Natal/RN, como ambiente complementar a sala de aula, para organizar, planejar e desenvolver atividades didáticas que estimulassem o interesse e participação desses em sala de aula. Outrossim, a elaboração deste trabalho se utilizou de pesquisas bibliográficas e relatos de experiências vivenciados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFRN - Natal Central. Desse modo, por meio dessa pesquisa foi identificado que as práticas didáticas criadas no LEM trazem melhorias significativas para o desenvolvimento dos alunos e dos próprios professores quer estejam em serviço ou em formação inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12501_TB2974_20112023233737.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDOMIRO DANIEL PESSOA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Daniel" "autor_email" => "danielwpj@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96894 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2974 "inscrito_id" => 12501 "titulo" => "RECONSTRUINDO O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA." "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade discutir o resgate do interesse dos alunos, bem como o estímulo à sua participação no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Matemática através do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Ao mesmo tempo, nosso intuito é refletir sobre o incentivo dos futuros professores de Matemática na busca e no aperfeiçoamento de metodologias de ensino que se enquadrem com a realidade vivida por seus estudantes. Desse modo, partindo do interesse em descobrir métodos que auxiliem o Ensino da Matemática para alunos do Ensino Médio, nos alicerçamos em diversos autores que destacam a necessidade de uma aprendizagem empírica como forma de relacionar teoria e prática com objetos manipuláveis no ensino da matemática, haja vista que muitos alunos nessa etapa do ensino apresentam dificuldades em compreender conceitos, algoritmos e suas propriedades fundamentais. Em vista disso, foi utilizado o LEM do Instituto Padre Miguelinho – Natal/RN, como ambiente complementar a sala de aula, para organizar, planejar e desenvolver atividades didáticas que estimulassem o interesse e participação desses em sala de aula. Outrossim, a elaboração deste trabalho se utilizou de pesquisas bibliográficas e relatos de experiências vivenciados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFRN - Natal Central. Desse modo, por meio dessa pesquisa foi identificado que as práticas didáticas criadas no LEM trazem melhorias significativas para o desenvolvimento dos alunos e dos próprios professores quer estejam em serviço ou em formação inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12501_TB2974_20112023233737.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDOMIRO DANIEL PESSOA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Daniel" "autor_email" => "danielwpj@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }