Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DE QUÍMICA E SEGURAÇA DO TRABALHO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFPE CAMPUS BARREIROS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97256
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3458
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DE QUÍMICA E SEGURAÇA DO TRABALHO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFPE CAMPUS BARREIROS"
    "resumo" => "A ideia do Ensino Integrado, de associar a formação básica com a técnica, não significa abandonar os conteúdos mínimos da base nacional comum, mas sim aliar o conteúdo a pratica. Com isso, o objetivo é direcioná-los de forma a valorizar interesses das Instituições de Ensino que ofertam essa modalidade e da comunidade em que estão inseridas. Dessa forma, surgiu a necessidade de analisar e compreender a seguinte hipótese: quais as concepções que alguns docentes têm sobre a interdisciplinaridade no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino do IFPE Campus Barreiros. Nesse sentido este trabalho teve o intuito de analisar os conteúdos dos professores e a aplicação do currículo integrado nas disciplinas e identificar quais dificuldades podem estar presentes na aplicação do Ensino Integrado do ponto de vista docente, visando levar em consideração a carga horária e esforços que os docentes realizam e lidam com estudantes com históricos de ensino fragmentado. O instrumento de coleta de dados para essa pesquisa foi uma entrevista com a utilização da ferramenta Google forms, onde público-alvo da pesquisa foi o professor de segurança do trabalho e o professor de química do curso técnico em agropecuária, integrado no ensino médio do IFPE campus Barreiros. A pesquisa evidenciou a possibilidade e preocupação dos docentes em articular teoria e prática por causa da sua formação, tempo devido ocupação outras demandas como coordenação, pesquisa, projetos desenvolvidos pela instituição. Diante desta situação é possível propor algumas soluções, como a aplicação de flipped classroom (sala de aula invertida) uma abordagem pedagógica que inverte a sequência tradicional de ensino, onde o aluno estuda o conteúdo em casa e utiliza o tempo em sala de aula para aplicar o conhecimento adquirido por meio de atividades práticas e discussões com o professor e os colegas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23_TB3458_10122023110356.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VINICIUS PERMINIO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "José Vinicius"
    "autor_email" => "pes2018pena@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97256
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3458
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DE QUÍMICA E SEGURAÇA DO TRABALHO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFPE CAMPUS BARREIROS"
    "resumo" => "A ideia do Ensino Integrado, de associar a formação básica com a técnica, não significa abandonar os conteúdos mínimos da base nacional comum, mas sim aliar o conteúdo a pratica. Com isso, o objetivo é direcioná-los de forma a valorizar interesses das Instituições de Ensino que ofertam essa modalidade e da comunidade em que estão inseridas. Dessa forma, surgiu a necessidade de analisar e compreender a seguinte hipótese: quais as concepções que alguns docentes têm sobre a interdisciplinaridade no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino do IFPE Campus Barreiros. Nesse sentido este trabalho teve o intuito de analisar os conteúdos dos professores e a aplicação do currículo integrado nas disciplinas e identificar quais dificuldades podem estar presentes na aplicação do Ensino Integrado do ponto de vista docente, visando levar em consideração a carga horária e esforços que os docentes realizam e lidam com estudantes com históricos de ensino fragmentado. O instrumento de coleta de dados para essa pesquisa foi uma entrevista com a utilização da ferramenta Google forms, onde público-alvo da pesquisa foi o professor de segurança do trabalho e o professor de química do curso técnico em agropecuária, integrado no ensino médio do IFPE campus Barreiros. A pesquisa evidenciou a possibilidade e preocupação dos docentes em articular teoria e prática por causa da sua formação, tempo devido ocupação outras demandas como coordenação, pesquisa, projetos desenvolvidos pela instituição. Diante desta situação é possível propor algumas soluções, como a aplicação de flipped classroom (sala de aula invertida) uma abordagem pedagógica que inverte a sequência tradicional de ensino, onde o aluno estuda o conteúdo em casa e utiliza o tempo em sala de aula para aplicar o conhecimento adquirido por meio de atividades práticas e discussões com o professor e os colegas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23_TB3458_10122023110356.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VINICIUS PERMINIO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "José Vinicius"
    "autor_email" => "pes2018pena@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A ideia do Ensino Integrado, de associar a formação básica com a técnica, não significa abandonar os conteúdos mínimos da base nacional comum, mas sim aliar o conteúdo a pratica. Com isso, o objetivo é direcioná-los de forma a valorizar interesses das Instituições de Ensino que ofertam essa modalidade e da comunidade em que estão inseridas. Dessa forma, surgiu a necessidade de analisar e compreender a seguinte hipótese: quais as concepções que alguns docentes têm sobre a interdisciplinaridade no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino do IFPE Campus Barreiros. Nesse sentido este trabalho teve o intuito de analisar os conteúdos dos professores e a aplicação do currículo integrado nas disciplinas e identificar quais dificuldades podem estar presentes na aplicação do Ensino Integrado do ponto de vista docente, visando levar em consideração a carga horária e esforços que os docentes realizam e lidam com estudantes com históricos de ensino fragmentado. O instrumento de coleta de dados para essa pesquisa foi uma entrevista com a utilização da ferramenta Google forms, onde público-alvo da pesquisa foi o professor de segurança do trabalho e o professor de química do curso técnico em agropecuária, integrado no ensino médio do IFPE campus Barreiros. A pesquisa evidenciou a possibilidade e preocupação dos docentes em articular teoria e prática por causa da sua formação, tempo devido ocupação outras demandas como coordenação, pesquisa, projetos desenvolvidos pela instituição. Diante desta situação é possível propor algumas soluções, como a aplicação de flipped classroom (sala de aula invertida) uma abordagem pedagógica que inverte a sequência tradicional de ensino, onde o aluno estuda o conteúdo em casa e utiliza o tempo em sala de aula para aplicar o conhecimento adquirido por meio de atividades práticas e discussões com o professor e os colegas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.