Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID: UMA NOVA EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96887
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2963
    "inscrito_id" => 5503
    "titulo" => "PIBID: UMA NOVA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Estamos vivendo numa época de rápidas transformações culturais e sociais, que nos apontam uma nova forma de conceber o processo educacional, as instituições escolares precisam se reinventar. Para que ocorram mudanças significativas no Sistema Educacional os docentes precisam rever práticas pedagógicas, e a formação em serviço proporciona essa busca de reflexão na ação, ponto de partida para novas formas de ensinar e aprender. Políticas Públicas tem sido implementadas no sentido de melhorar a formação docente, inicial e continuada, uma dessas iniciativas é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O PIBID proporciona não só antecipar o vínculo entre estudantes de graduação e as salas de aula da rede pública, mas também uma formação continuada aos professores que atuam como supervisores do Programa na escola, unindo assim Academia e Instituição de Ensino, em busca de uma educação de qualidade nas escolas públicas. O nosso relato de experiência, tem como objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas no PIBID do Centro Universitário de Valença – UNIFAA, pela supervisora da escola campo e uma acadêmica participante do programa no município de Valença/RJ. As observações aqui descritas e comparadas ao referencial teórico, serão analisadas buscando uma reflexão crítica acerca das práticas pedagógicas realizadas ao longo do Programa, e esperamos, ao final, demonstrar a importância de um trabalho pedagógico reflexivo, contribuindo assim para a formação continuada de docentes e acadêmicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5503_TB2963_13052023090826.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE BARRA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Denise Medeiros"
    "autor_email" => "denise.medeiros@faa.edu.b"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA (CESVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96887
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2963
    "inscrito_id" => 5503
    "titulo" => "PIBID: UMA NOVA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Estamos vivendo numa época de rápidas transformações culturais e sociais, que nos apontam uma nova forma de conceber o processo educacional, as instituições escolares precisam se reinventar. Para que ocorram mudanças significativas no Sistema Educacional os docentes precisam rever práticas pedagógicas, e a formação em serviço proporciona essa busca de reflexão na ação, ponto de partida para novas formas de ensinar e aprender. Políticas Públicas tem sido implementadas no sentido de melhorar a formação docente, inicial e continuada, uma dessas iniciativas é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O PIBID proporciona não só antecipar o vínculo entre estudantes de graduação e as salas de aula da rede pública, mas também uma formação continuada aos professores que atuam como supervisores do Programa na escola, unindo assim Academia e Instituição de Ensino, em busca de uma educação de qualidade nas escolas públicas. O nosso relato de experiência, tem como objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas no PIBID do Centro Universitário de Valença – UNIFAA, pela supervisora da escola campo e uma acadêmica participante do programa no município de Valença/RJ. As observações aqui descritas e comparadas ao referencial teórico, serão analisadas buscando uma reflexão crítica acerca das práticas pedagógicas realizadas ao longo do Programa, e esperamos, ao final, demonstrar a importância de um trabalho pedagógico reflexivo, contribuindo assim para a formação continuada de docentes e acadêmicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5503_TB2963_13052023090826.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE BARRA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Denise Medeiros"
    "autor_email" => "denise.medeiros@faa.edu.b"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA (CESVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Estamos vivendo numa época de rápidas transformações culturais e sociais, que nos apontam uma nova forma de conceber o processo educacional, as instituições escolares precisam se reinventar. Para que ocorram mudanças significativas no Sistema Educacional os docentes precisam rever práticas pedagógicas, e a formação em serviço proporciona essa busca de reflexão na ação, ponto de partida para novas formas de ensinar e aprender. Políticas Públicas tem sido implementadas no sentido de melhorar a formação docente, inicial e continuada, uma dessas iniciativas é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O PIBID proporciona não só antecipar o vínculo entre estudantes de graduação e as salas de aula da rede pública, mas também uma formação continuada aos professores que atuam como supervisores do Programa na escola, unindo assim Academia e Instituição de Ensino, em busca de uma educação de qualidade nas escolas públicas. O nosso relato de experiência, tem como objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas no PIBID do Centro Universitário de Valença – UNIFAA, pela supervisora da escola campo e uma acadêmica participante do programa no município de Valença/RJ. As observações aqui descritas e comparadas ao referencial teórico, serão analisadas buscando uma reflexão crítica acerca das práticas pedagógicas realizadas ao longo do Programa, e esperamos, ao final, demonstrar a importância de um trabalho pedagógico reflexivo, contribuindo assim para a formação continuada de docentes e acadêmicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.