Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA LEITURA EM VOZ ALTA COMO PRÁTICA DOCENTE COMO ESTRATÉGIA PERFORMÁTICA DO TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho é parte de uma prática desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, Subprojeto Letras-Língua Portuguesa, em que contou, para o seu desenvolvimento, com uma das escolas campo de atuação. Nesse recorte, a prática desenvolvida trata de percepções que alcançam a esfera teórico-prática ligadas à elaboração de um relato de experiência, em que são contempladas ações desenvolvidas durante uma Sequência Didática (SD) levada a efeito. A partir disso, os/as pibidianos/as envolvidos/as elaboraram uma SD direcionada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e, em seu objetivo geral, traçou-se refletir, junto às/aos estudantes, sobre diversas manifestações artísticas e produções culturais com foco na mediação de processos de leitura e interpretação textual. Quanto aos objetivos específicos, selecionaram-se: (i) identificar os percursos acessados pelos discentes para interpretar os textos, bem como a expressão, forma pela qual dispõem as suas ideias; (ii) possibilitar a inserção de reflexões complementares com base nos apontamentos feitos pelos/as estudantes com vistas à expansão de suas percepções individuais. A Sequência Didática em foco teve a crônica como gênero possibilitador de um trabalho com aspectos que estão nos entornos dos/as estudantes, possibilitando-lhes analisar categorias linguístico-literários, as condições de produção, além do que estão no plano discursivo por meio do acesso àquilo velado nas narrativas. A leitura performática foi um dos procedimentos metodológicos com que contamos para tal prática, que foi acompanhada pela professora supervisora inserida no mencionado Programa. Os resultados alcançados indicam uma análise positiva quanto aos contatos e às semioses percebidas pelos/as estudantes, a partir do contato com os textos narrativos em sala de aula. Ademais, o trabalho desenvolvido nos faz reiterar a defesa do/a docente como um/a agente de letramento relevante em espaços formais de ensino.

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