FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTADO DA QUESTÃO
0 of 0"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 96854 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2918 "inscrito_id" => 10295 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTADO DA QUESTÃO" "resumo" => "A presente pesquisa do tipo estado da questão tem como objetivo investigar o estado atual de estudos abordando a temática da formação de professores para o ensino técnico tecnológico. A partir dos descritores: Formação de professores; Formação de professores educação superior; Formação dos profissionais da educação e profissionalização docente. Executamos buscas no periódico da Capes e em outras bases de dados no intervalo de 2008 a 2021 tentando encontrar produções que enfocam o nosso objeto de estudo arriscando abranger as categorias estudadas e o que estes estudos comprovam. Averiguando se no âmbito acadêmico os estudos tratam de questões que permeiam as formações superiores do ensino tecnológico, tais como: as concepções de educação dos sujeitos pesquisados, os saberes e fazeres docentes e as políticas públicas. Utilizamos como aporte teórico metodológico Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). Os achados demonstram a importância de mais pesquisas na área evidenciado o silenciamento cientifico e também a complexidade que envolve os processos de formação docente principalmente para o público em destaque ao mesmo tempo estabelecendo proposições para avanços e ideias para novos estudos. Nesse Estado da Questão se revela a inexistência de políticas publicas eficazes para responder essa demanda, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Os estudos comprovam que as formações que estão sendo oportunizadas precisam ser reestruturadas ◀A presente pesquisa do tipo estado da questão tem como objetivo investigar o estado atual de estudos abordando a temática da formação de professores para o ensi ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10295_TB2918_14112023152157.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DASDORES DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA DASDORES" "autor_email" => "maria.dasdores@ifsertao-p" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 96854 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2918 "inscrito_id" => 10295 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTADO DA QUESTÃO" "resumo" => "A presente pesquisa do tipo estado da questão tem como objetivo investigar o estado atual de estudos abordando a temática da formação de professores para o ensino técnico tecnológico. A partir dos descritores: Formação de professores; Formação de professores educação superior; Formação dos profissionais da educação e profissionalização docente. Executamos buscas no periódico da Capes e em outras bases de dados no intervalo de 2008 a 2021 tentando encontrar produções que enfocam o nosso objeto de estudo arriscando abranger as categorias estudadas e o que estes estudos comprovam. Averiguando se no âmbito acadêmico os estudos tratam de questões que permeiam as formações superiores do ensino tecnológico, tais como: as concepções de educação dos sujeitos pesquisados, os saberes e fazeres docentes e as políticas públicas. Utilizamos como aporte teórico metodológico Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). Os achados demonstram a importância de mais pesquisas na área evidenciado o silenciamento cientifico e também a complexidade que envolve os processos de formação docente principalmente para o público em destaque ao mesmo tempo estabelecendo proposições para avanços e ideias para novos estudos. Nesse Estado da Questão se revela a inexistência de políticas publicas eficazes para responder essa demanda, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Os estudos comprovam que as formações que estão sendo oportunizadas precisam ser reestruturadas ◀A presente pesquisa do tipo estado da questão tem como objetivo investigar o estado atual de estudos abordando a temática da formação de professores para o ensi ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10295_TB2918_14112023152157.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DASDORES DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA DASDORES" "autor_email" => "maria.dasdores@ifsertao-p" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }