O trabalho constitui-se em uma discussão bibliográfica sobre os resultados de uma pesquisa que parte das descobertas realizadas em uma pesquisa de mestrado defendida na área de Educação mais especificamente voltada a área da formação docente, que teve como objetivo investigar aspectos da trajetória de formação dos professores que contribuem para a atuação no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSertãoPE, Campus Salgueiro. Nesse recorte, temos como base a didática do sensível com ênfase nos estudos de D’Ávila (2016, 2018) que se fundamenta nos pressupostos da pedagogia raciovitalista. Além dessa inspiração, foi realizada uma busca no portal de Periódico Capes no intervalo de 2013 a 2023 possibilitando uma reflexão teórica mais ampliada sobre ações educativas que evocam a emergente necessidade da inserção de um olhar sensível para os fenômenos da experiência humana, que por sua vez, repercutem nas práticas metodológicas docentes procedendo em ações criativas neste sentido, possibilitando que se manifestem nos processos educacionais. Expõe-se a emergência desse olhar humano para o contexto educacional. Constata-se a presença de estratégias didáticas lúdicas, estéticas, artísticas, etc, apresentadas nas sequências didáticas que reverberam de maneira positiva nos processos de formação docente