O EMPREGO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95824 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1546 "inscrito_id" => 8699 "titulo" => "O EMPREGO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DOCENTE" "resumo" => "A conjuntura da sociedade atual tem passado por transformações, causadas principalmente pelo avanço tecnológico. Portanto, pensar a educação e a inclusão nesta sociedade, requer pensar também a relação entre a educação, a inclusão e as novas tecnologias. A presente pesquisa parte do pressuposto de que direta ou indiretamente as circunstâncias pandêmicas aproximaram a escola e as TDIC, e que isso, na perspectiva da inclusão foi significativo para a educação de todos os estudantes, em especial, a dos estudantes surdos. Em vista disso, o objetivo principal desta pesquisa é o de analisar os desafios e possibilidades da utilização das TDIC na educação e inclusão de estudantes surdos no contexto pós-pandêmico, mediante as experiências vivenciadas por docentes que atuam em uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de Presidente Prudente - SP. O referencial teórico utilizado pauta-se principalmente na relação entre: a docência, as TDIC, a educação e inclusão de surdos, e as possibilidades resultantes da combinação de todos esses itens. Recorremos principalmente a José Carlos Libâneo, Pedro Demo, Maria Teresa Égler Mantoan, David Rodrigues, Rosana Glat e Leila de Varela Blanco, Maria Cristina da Cunha e Maria Inês da Silva Vieira, e muitos outros autores, na tentativa de evidenciar o papel do professor e da escola no que diz respeito à difusão das TDIC na educação, e compreender os desdobramentos das TDIC na educação e inclusão de estudantes surdos, especialmente em um contexto pós-pandêmico. O delineamento metodológico escolhido foi o estudo de caso, que está se constituindo por meio da aplicação de um questionário online, construído na ferramenta Google Formulário, e da realização de entrevistas estruturadas. Os dados da pesquisa ainda estão sendo coletados e analisados a partir da triangulação de dados, em vista disso, nesta primeira fase de submissão, não será possível realizarmos conclusões parciais ou finais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8699_TB1546_03052023201517.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFER DA SILVA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "JENNIFER" "autor_email" => "jennifer.azevedo@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95824 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1546 "inscrito_id" => 8699 "titulo" => "O EMPREGO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DOCENTE" "resumo" => "A conjuntura da sociedade atual tem passado por transformações, causadas principalmente pelo avanço tecnológico. Portanto, pensar a educação e a inclusão nesta sociedade, requer pensar também a relação entre a educação, a inclusão e as novas tecnologias. A presente pesquisa parte do pressuposto de que direta ou indiretamente as circunstâncias pandêmicas aproximaram a escola e as TDIC, e que isso, na perspectiva da inclusão foi significativo para a educação de todos os estudantes, em especial, a dos estudantes surdos. Em vista disso, o objetivo principal desta pesquisa é o de analisar os desafios e possibilidades da utilização das TDIC na educação e inclusão de estudantes surdos no contexto pós-pandêmico, mediante as experiências vivenciadas por docentes que atuam em uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de Presidente Prudente - SP. O referencial teórico utilizado pauta-se principalmente na relação entre: a docência, as TDIC, a educação e inclusão de surdos, e as possibilidades resultantes da combinação de todos esses itens. Recorremos principalmente a José Carlos Libâneo, Pedro Demo, Maria Teresa Égler Mantoan, David Rodrigues, Rosana Glat e Leila de Varela Blanco, Maria Cristina da Cunha e Maria Inês da Silva Vieira, e muitos outros autores, na tentativa de evidenciar o papel do professor e da escola no que diz respeito à difusão das TDIC na educação, e compreender os desdobramentos das TDIC na educação e inclusão de estudantes surdos, especialmente em um contexto pós-pandêmico. O delineamento metodológico escolhido foi o estudo de caso, que está se constituindo por meio da aplicação de um questionário online, construído na ferramenta Google Formulário, e da realização de entrevistas estruturadas. Os dados da pesquisa ainda estão sendo coletados e analisados a partir da triangulação de dados, em vista disso, nesta primeira fase de submissão, não será possível realizarmos conclusões parciais ou finais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8699_TB1546_03052023201517.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFER DA SILVA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "JENNIFER" "autor_email" => "jennifer.azevedo@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }