Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA E CINEMA: TRABALHANDO O GÊNERO GÓTICO EM SALA DE AULA COM FRANKENSTEIN E FRANKENWEENIE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96779
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2823
    "inscrito_id" => 6168
    "titulo" => "LITERATURA E CINEMA: TRABALHANDO O GÊNERO GÓTICO EM SALA DE AULA COM FRANKENSTEIN E FRANKENWEENIE"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma sequência didática para a disciplina de língua inglesa, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2018). A sequência didática parte de uma adaptação do romance clássico Frankenstein, de Mary Shelley (2017), para o filme Frankenweenie (2012), do cineasta norte-americano Tim Burton, no intuito de evidenciar as características do gótico, gênero de grande interesse para o público alvo deste trabalho. Frankenweenie (2012) é uma releitura do grande clássico da literatura gótica mundial e caracteriza-se como uma animação em 3D stop motion com classificação indicativa para crianças maiores de dez anos. A obra em questão realiza as adaptações necessárias ao transpor o texto literário para uma versão infantil, preservando características importantes do gênero gótico e adequando-se à linguagem fílmica. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de atividade por meio de uma metodologia ativa, articulando duas importantes áreas do saber, a Literatura e a Linguística. Para isso, faremos uso do modelo de sequência didática de Cosson (2009), dos conceitos da teoria da adaptação de Rajewsky (2012) e Hutcheon (2013), no tocante à comparação das obras nas diferentes mídias, além de fazermos uso das contribuições de Punter (1996), França e Colucci (2020) acerca das características do gênero gótico explorado neste trabalho. Ademais, faremos uso dos trabalhos de Camilo (2015) e Mota (2010), no que compete ao uso da literatura no ensino de língua inglesa, bem como aos postulados de Cope e Kalantziz (2005) acerca do trabalho com Design dos Multiletramentos. Com isso, busca-se elaborar uma proposta voltada para professores que visam à introdução da literatura de língua inglesa aos seus alunos, ao tempo em que abre espaço para a promoção de saberes culturais, garantindo o caráter formativo da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65818f18934f4_19122023093952.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 09:39:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN VÍTOR FERREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN"
    "autor_email" => "luanvitorsouzza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96779
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2823
    "inscrito_id" => 6168
    "titulo" => "LITERATURA E CINEMA: TRABALHANDO O GÊNERO GÓTICO EM SALA DE AULA COM FRANKENSTEIN E FRANKENWEENIE"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma sequência didática para a disciplina de língua inglesa, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2018). A sequência didática parte de uma adaptação do romance clássico Frankenstein, de Mary Shelley (2017), para o filme Frankenweenie (2012), do cineasta norte-americano Tim Burton, no intuito de evidenciar as características do gótico, gênero de grande interesse para o público alvo deste trabalho. Frankenweenie (2012) é uma releitura do grande clássico da literatura gótica mundial e caracteriza-se como uma animação em 3D stop motion com classificação indicativa para crianças maiores de dez anos. A obra em questão realiza as adaptações necessárias ao transpor o texto literário para uma versão infantil, preservando características importantes do gênero gótico e adequando-se à linguagem fílmica. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de atividade por meio de uma metodologia ativa, articulando duas importantes áreas do saber, a Literatura e a Linguística. Para isso, faremos uso do modelo de sequência didática de Cosson (2009), dos conceitos da teoria da adaptação de Rajewsky (2012) e Hutcheon (2013), no tocante à comparação das obras nas diferentes mídias, além de fazermos uso das contribuições de Punter (1996), França e Colucci (2020) acerca das características do gênero gótico explorado neste trabalho. Ademais, faremos uso dos trabalhos de Camilo (2015) e Mota (2010), no que compete ao uso da literatura no ensino de língua inglesa, bem como aos postulados de Cope e Kalantziz (2005) acerca do trabalho com Design dos Multiletramentos. Com isso, busca-se elaborar uma proposta voltada para professores que visam à introdução da literatura de língua inglesa aos seus alunos, ao tempo em que abre espaço para a promoção de saberes culturais, garantindo o caráter formativo da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65818f18934f4_19122023093952.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 09:39:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN VÍTOR FERREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN"
    "autor_email" => "luanvitorsouzza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho propõe uma sequência didática para a disciplina de língua inglesa, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2018). A sequência didática parte de uma adaptação do romance clássico Frankenstein, de Mary Shelley (2017), para o filme Frankenweenie (2012), do cineasta norte-americano Tim Burton, no intuito de evidenciar as características do gótico, gênero de grande interesse para o público alvo deste trabalho. Frankenweenie (2012) é uma releitura do grande clássico da literatura gótica mundial e caracteriza-se como uma animação em 3D stop motion com classificação indicativa para crianças maiores de dez anos. A obra em questão realiza as adaptações necessárias ao transpor o texto literário para uma versão infantil, preservando características importantes do gênero gótico e adequando-se à linguagem fílmica. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de atividade por meio de uma metodologia ativa, articulando duas importantes áreas do saber, a Literatura e a Linguística. Para isso, faremos uso do modelo de sequência didática de Cosson (2009), dos conceitos da teoria da adaptação de Rajewsky (2012) e Hutcheon (2013), no tocante à comparação das obras nas diferentes mídias, além de fazermos uso das contribuições de Punter (1996), França e Colucci (2020) acerca das características do gênero gótico explorado neste trabalho. Ademais, faremos uso dos trabalhos de Camilo (2015) e Mota (2010), no que compete ao uso da literatura no ensino de língua inglesa, bem como aos postulados de Cope e Kalantziz (2005) acerca do trabalho com Design dos Multiletramentos. Com isso, busca-se elaborar uma proposta voltada para professores que visam à introdução da literatura de língua inglesa aos seus alunos, ao tempo em que abre espaço para a promoção de saberes culturais, garantindo o caráter formativo da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.