Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES APARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96765
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2804
    "inscrito_id" => 14747
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES APARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A leitura é essencial para todas as idades, pois enriquece o conhecimento e, portanto, deve ser estimulada desde a primeira infância, já que esta é uma fase de aprender muito, desenvolver habilidades, ampliar o vocabulário e estimular a imaginação. E, neste processo pode-se usar a contação de histórias, pois esta possibilita o contato com diversas linguagens desde cedo, permitindo que as crianças compreendam diferentes formas de recontar e entender histórias. A experiência pessoal ajuda a reconhecer e avaliar a situação recontada, estimulando a imaginação, levando-os a pensar na aparência do personagem, no cenário, e isso, consequentemente, desenvolve a interpretação textual pelas crianças. Nesse sentido, este estudo considera a contação de histórias como um recurso didático fundamental para a formação de futuros leitores. Partindo do pressuposto de que a leitura é essencial na abordagem escolar, é preciso estimular a compreensão do texto como forma de ampliar a visão de mundo e buscar, como objetivo maior, refletir sobre a contação de narrativas como uma estratégia para incentivar e introduzir a leitura desde a primeira infância. Para realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental sobre a temática da relevância da contação de histórias para o desenvolvimento da habilidade leitora a partir da primeira infância. A revisão bibliográfica incluiu leituras de dissertações sobre o tema, artigos acadêmicos destinados a investigar o assunto nos últimos 10 anos e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular. Com a construção do presente estudo, assimilou-se que a prática da contação de histórias na educação infantil é uma relevante ferramenta didática no processo de formação de futuros leitores. Porém, é necessário suprir a necessidade de formar educadores contadores de histórias e haver atividades pedagógicas intencionais e planejadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14747_TB2804_11102023230548.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANE VIEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JEANE"
    "autor_email" => "jeane.souzav@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96765
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2804
    "inscrito_id" => 14747
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES APARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A leitura é essencial para todas as idades, pois enriquece o conhecimento e, portanto, deve ser estimulada desde a primeira infância, já que esta é uma fase de aprender muito, desenvolver habilidades, ampliar o vocabulário e estimular a imaginação. E, neste processo pode-se usar a contação de histórias, pois esta possibilita o contato com diversas linguagens desde cedo, permitindo que as crianças compreendam diferentes formas de recontar e entender histórias. A experiência pessoal ajuda a reconhecer e avaliar a situação recontada, estimulando a imaginação, levando-os a pensar na aparência do personagem, no cenário, e isso, consequentemente, desenvolve a interpretação textual pelas crianças. Nesse sentido, este estudo considera a contação de histórias como um recurso didático fundamental para a formação de futuros leitores. Partindo do pressuposto de que a leitura é essencial na abordagem escolar, é preciso estimular a compreensão do texto como forma de ampliar a visão de mundo e buscar, como objetivo maior, refletir sobre a contação de narrativas como uma estratégia para incentivar e introduzir a leitura desde a primeira infância. Para realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental sobre a temática da relevância da contação de histórias para o desenvolvimento da habilidade leitora a partir da primeira infância. A revisão bibliográfica incluiu leituras de dissertações sobre o tema, artigos acadêmicos destinados a investigar o assunto nos últimos 10 anos e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular. Com a construção do presente estudo, assimilou-se que a prática da contação de histórias na educação infantil é uma relevante ferramenta didática no processo de formação de futuros leitores. Porém, é necessário suprir a necessidade de formar educadores contadores de histórias e haver atividades pedagógicas intencionais e planejadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14747_TB2804_11102023230548.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANE VIEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JEANE"
    "autor_email" => "jeane.souzav@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A leitura é essencial para todas as idades, pois enriquece o conhecimento e, portanto, deve ser estimulada desde a primeira infância, já que esta é uma fase de aprender muito, desenvolver habilidades, ampliar o vocabulário e estimular a imaginação. E, neste processo pode-se usar a contação de histórias, pois esta possibilita o contato com diversas linguagens desde cedo, permitindo que as crianças compreendam diferentes formas de recontar e entender histórias. A experiência pessoal ajuda a reconhecer e avaliar a situação recontada, estimulando a imaginação, levando-os a pensar na aparência do personagem, no cenário, e isso, consequentemente, desenvolve a interpretação textual pelas crianças. Nesse sentido, este estudo considera a contação de histórias como um recurso didático fundamental para a formação de futuros leitores. Partindo do pressuposto de que a leitura é essencial na abordagem escolar, é preciso estimular a compreensão do texto como forma de ampliar a visão de mundo e buscar, como objetivo maior, refletir sobre a contação de narrativas como uma estratégia para incentivar e introduzir a leitura desde a primeira infância. Para realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental sobre a temática da relevância da contação de histórias para o desenvolvimento da habilidade leitora a partir da primeira infância. A revisão bibliográfica incluiu leituras de dissertações sobre o tema, artigos acadêmicos destinados a investigar o assunto nos últimos 10 anos e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular. Com a construção do presente estudo, assimilou-se que a prática da contação de histórias na educação infantil é uma relevante ferramenta didática no processo de formação de futuros leitores. Porém, é necessário suprir a necessidade de formar educadores contadores de histórias e haver atividades pedagógicas intencionais e planejadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.