COSTA, Thatiane Milena et al.. O bullying e a escola: ecos de violências?. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/96755>. Acesso em: 23/11/2024 00:54
O termo bullying tem sido usado de forma cada vez mais abrangente e habitual, ganhando destaque nas mídias como referência à interpretação de atuações violentas que se passam no ambiente escolar. Com isso, percebemos que a violência pode se tornar uma face do mal-estar na escola por meio do bullying, contudo, ainda assim entendemos que o bullying é uma forma de fazer laço com o outro. Diante disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica de orientação psicanalítica e nos propomos a investigar a relação entre o bullying e o laço social no contexto escolar, destacando as contribuições da psicanálise para interpretar esse fenômeno. Dessa forma, identificamos os atores que fazem parte da prática do bullying: agressor, vítima e expectador, e os elementos presentes na relação entre eles que permitem que essa prática aconteça. Além disso, apreendemos de que forma a discussão sobre essa prática está atravessada não só pelo âmbito educacional, mas também político e jurídico. Ficando evidente, portanto, a necessidade da criação de espaços de fala nas escolas, para que a palavra possa circular entre os alunos e os que fazem parte desse espaço, e ele não se torne ainda mais palco da violência.