Ao decurso do tempo, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi assumindo um papel essencial para a formação de indivíduos na educação básica, de modo que, de início essa formação não tinha um caráter acadêmico, mas sim um caráter instrucional voltado a capacitar pessoas quanto a agropecuária presente no meio em que viviam. Deste modo, o presente trabalho busca evidenciar a inclusão de práticas pedagógicas para o ensino de ciências mediadas através da abordagem experimental em uma instituição pública, o qual visa um ensino unificado para alunos, sendo eles jovens e adultos (7° e 8° ano) com histórico de reprovação, abandono escolar e expulsão do ensino regular por irregularidade. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, a qual traz uma pesquisa-ação em uma escola de ensino Municipal no estado da Paraíba, em que consiste na descrição e análise de práticas docentes em um espaço escolar, especificamente na educação de jovens e adultos, com experiência de vida e possuidores de um saber sensível. Os resultados contribuem para reflexões quanto o papel do professor em sala de aula, saberes docentes necessários para a construção do conhecimento diante de professores em formação inicial, atendendo a uma organização didática que leve em consideração o contexto vivenciado pelos estudantes e que façam sentido tanto para a vida acadêmica, quanto para o ser humano, como um ser social com necessidades para exercer seu papel de cidadão.