MENINA CIÊNCIA - CIÊNCIA MENINA: INVESTIGANDO AS MOTIVAÇÕES E POTENCIALIDADES DAS MULHERES CIENTISTAS PALESTRANTES.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99530 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6416 "inscrito_id" => 14574 "titulo" => "MENINA CIÊNCIA - CIÊNCIA MENINA: INVESTIGANDO AS MOTIVAÇÕES E POTENCIALIDADES DAS MULHERES CIENTISTAS PALESTRANTES." "resumo" => "São muitos os obstáculos enfrentados pelas mulheres para assumir cargos das áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Math). Elas representam apenas 28,8% dos pesquisadores acadêmicos do mundo. Além disso, algumas profissões ainda são vistas como exclusivamente para homens, o que reduz a busca feminina por graduações e especializações em cursos de ciências exatas, por exemplo. Para ampliar a representatividade feminina na ciência, o projeto Menina Ciência - Ciência Menina (MCCM), da Universidade Federal do ABC, promove encontros e atividades para meninas dos anos finais do ensino fundamental, aproximando-as da ciência e lhes apresentando as trajetórias de mulheres cientistas de sucesso. O projeto é organizado por uma equipe de mulheres cientistas, com o apoio de monitoras da graduação e pós-graduação e palestrantes de diferentes áreas. O papel de ampliar a representatividade feminina nessa área científica reverbera através das atividades do projeto e nas ações das palestrantes, principalmente, já que são colocadas frente a frente com as meninas, contando sobre sua trajetória na ciência, além de suas responsabilidades do contexto familiar. Com esse pressuposto, o objetivo desse trabalho é compreender se o projeto MCCM é capaz de ampliar a representatividade da mulher na área STEM sob a perspectiva das mulheres palestrantes. Sob metodologia qualitativa de análise, foram realizadas entrevistas semiestruturadas remotas com as palestrantes para levantar informações sobre suas vivências, referências e experiências, bem como investigar os desafios da questão de gênero vivenciados por elas no âmbito profissional e a percepção das mesmas sobre o impacto do projeto na vida de futuras profissionais. Os relatos obtidos serão transcritos e interpretados a partir da análise textual discursiva e como resultado, espera-se entender as motivações dessas cientistas para colaborar com o projeto e suas crenças no caráter inovador e incentivador de propostas dessa natureza, além das influências que podem causar nas meninas participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14574_TB6416_20112023215723.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DA COSTA PERES" "autor_nome_curto" => "MARIANA PERES" "autor_email" => "mari.marianaperes@hotmail" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99530 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6416 "inscrito_id" => 14574 "titulo" => "MENINA CIÊNCIA - CIÊNCIA MENINA: INVESTIGANDO AS MOTIVAÇÕES E POTENCIALIDADES DAS MULHERES CIENTISTAS PALESTRANTES." "resumo" => "São muitos os obstáculos enfrentados pelas mulheres para assumir cargos das áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Math). Elas representam apenas 28,8% dos pesquisadores acadêmicos do mundo. Além disso, algumas profissões ainda são vistas como exclusivamente para homens, o que reduz a busca feminina por graduações e especializações em cursos de ciências exatas, por exemplo. Para ampliar a representatividade feminina na ciência, o projeto Menina Ciência - Ciência Menina (MCCM), da Universidade Federal do ABC, promove encontros e atividades para meninas dos anos finais do ensino fundamental, aproximando-as da ciência e lhes apresentando as trajetórias de mulheres cientistas de sucesso. O projeto é organizado por uma equipe de mulheres cientistas, com o apoio de monitoras da graduação e pós-graduação e palestrantes de diferentes áreas. O papel de ampliar a representatividade feminina nessa área científica reverbera através das atividades do projeto e nas ações das palestrantes, principalmente, já que são colocadas frente a frente com as meninas, contando sobre sua trajetória na ciência, além de suas responsabilidades do contexto familiar. Com esse pressuposto, o objetivo desse trabalho é compreender se o projeto MCCM é capaz de ampliar a representatividade da mulher na área STEM sob a perspectiva das mulheres palestrantes. Sob metodologia qualitativa de análise, foram realizadas entrevistas semiestruturadas remotas com as palestrantes para levantar informações sobre suas vivências, referências e experiências, bem como investigar os desafios da questão de gênero vivenciados por elas no âmbito profissional e a percepção das mesmas sobre o impacto do projeto na vida de futuras profissionais. Os relatos obtidos serão transcritos e interpretados a partir da análise textual discursiva e como resultado, espera-se entender as motivações dessas cientistas para colaborar com o projeto e suas crenças no caráter inovador e incentivador de propostas dessa natureza, além das influências que podem causar nas meninas participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14574_TB6416_20112023215723.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DA COSTA PERES" "autor_nome_curto" => "MARIANA PERES" "autor_email" => "mari.marianaperes@hotmail" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }