O presente trabalho tem por objetivo analisar as múltiplas linguagens no contexto educacional. Nesse sentido, buscamos evidenciar a alfabetização e as demais formas de letramento dentro dos campos da Linguística e da educação, considerando a pluralidade dos sujeitos e os métodos de ensino. Justificamos por meio dessa abordagem, a necessidade de expor a inter-relação de contextos socioculturais e da aquisição e do domínio da linguagem. Com isso, para desenvolvimento do nosso trabalho, levando em consideração a proposta da BNCC, buscamos debater as múltiplas linguagens e a sua implementação em sala de aula, a fim de apontar a importância de se pensar no ensino, a partir da perspectiva dos letramentos e dos multiletramentos. Para tanto, nosso arcabouço se baseia nos postulados de teóricos e documentos oficiais que norteiam a educação em nosso país, como a BNCC (2018), Koch (2006), Kleiman (2005), Rojo (2012), Soares (2004) e Zabala (2010). Dessa forma, partimos de uma metodologia de cunho qualitativa, na qual apontam para evidenciar como os multiletramentos estão associados ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos.