INTERSEÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97717 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4083 "inscrito_id" => 11077 "titulo" => "INTERSEÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Ao longo de suas formações, desde a escola como educando até o retorno a ela como docente, os professores de Geografia constroem as suas relações com as tecnologias digitais transitando entre o uso pessoal e a apropriação para o uso profissional. Essas perspectivas constantemente se atravessam, considerando a relevância da construção das habilidades tecnológicas para uma sociedade que ruma à predominância do digital nas mais diversas atividades humanas. Neste sentido, o estudo em questão versa sobre as nuances socioeconômicas e formativas que fizeram parte das vivências dos professores de Geografia da Rede de Ensino Estadual de Pernambuco vinculados ao programa Professor Conectado, tendo como ponto de partida o primeiro contato com as tecnologias digitais para uma análise qualitativa das suas trajetórias formativas até o momento presente. Para isso, enquanto direcionamentos metodológicos, foi realizado o levantamento bibliográfico e documental acerca dos conceitos explorados e sobre o programa Professor Conectado. Como instrumento de coleta de dados, foram adotadas as entrevistas semiestruturadas, fundamentais para o aprofundamento das questões não evidentes na formação dos professores participantes, assim como possibilitou uma maior expressão das subjetividades inerentes à constituição das tecnologias digitais como extensão da identidade docente. A partir das descobertas advindas das respostas dos professores participantes, foi possível questionar pontos sensíveis e invisibilizados que tangenciam o acesso, uso e manutenção das tecnologias digitais tão quanto os investimentos necessários para uma formação de qualidade, crítica e emancipatória que auxilie aos professores em um percurso, muitas vezes solitário, para atender às exigências de um mundo digital desigual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11077_TB4083_04102023203548.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS RIVAIL ALVES DE ARAÚJO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS RIVAIL" "autor_email" => "matheus.rivail@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97717 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4083 "inscrito_id" => 11077 "titulo" => "INTERSEÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Ao longo de suas formações, desde a escola como educando até o retorno a ela como docente, os professores de Geografia constroem as suas relações com as tecnologias digitais transitando entre o uso pessoal e a apropriação para o uso profissional. Essas perspectivas constantemente se atravessam, considerando a relevância da construção das habilidades tecnológicas para uma sociedade que ruma à predominância do digital nas mais diversas atividades humanas. Neste sentido, o estudo em questão versa sobre as nuances socioeconômicas e formativas que fizeram parte das vivências dos professores de Geografia da Rede de Ensino Estadual de Pernambuco vinculados ao programa Professor Conectado, tendo como ponto de partida o primeiro contato com as tecnologias digitais para uma análise qualitativa das suas trajetórias formativas até o momento presente. Para isso, enquanto direcionamentos metodológicos, foi realizado o levantamento bibliográfico e documental acerca dos conceitos explorados e sobre o programa Professor Conectado. Como instrumento de coleta de dados, foram adotadas as entrevistas semiestruturadas, fundamentais para o aprofundamento das questões não evidentes na formação dos professores participantes, assim como possibilitou uma maior expressão das subjetividades inerentes à constituição das tecnologias digitais como extensão da identidade docente. A partir das descobertas advindas das respostas dos professores participantes, foi possível questionar pontos sensíveis e invisibilizados que tangenciam o acesso, uso e manutenção das tecnologias digitais tão quanto os investimentos necessários para uma formação de qualidade, crítica e emancipatória que auxilie aos professores em um percurso, muitas vezes solitário, para atender às exigências de um mundo digital desigual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11077_TB4083_04102023203548.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS RIVAIL ALVES DE ARAÚJO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS RIVAIL" "autor_email" => "matheus.rivail@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }