Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UEPB – CAMPUS III NO CONTEXTO PANDÊMICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101227
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8948
    "inscrito_id" => 8643
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UEPB – CAMPUS III NO CONTEXTO PANDÊMICO"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta as reflexões a partir das práticas realizadas dentro do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2020/2021. Diante da realidade pandêmica ocasionada pelo vírus da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, as atividades durante o programa foram desenvolvidas, inicialmente, de forma remota através das plataformas digitais e, a partir do avanço da vacinação, as atividades seguiram e foram concluídas no modelo híbrido, de acordo com as normas sanitárias estabelecidas. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar e refletir sobre as atividades e práticas desenvolvidas durante o PRP em Geografia no contexto da escola-campo EEEF Antenor Navarro, localizada em Guarabira/PB, destacando as contribuições formativas proporcionadas pelo PRP para os residentes pedagógicos. Para tanto, foram trazidas análises sobre os programas de iniciação à docência e sua importância para os cursos de licenciatura. A fim de obtermos um embasamento teórico, utilizamos ideias de autores como, Petrone (1993), Tardif (2002), Pessoa (2007), Saviani (2008), Callai (2011), Gurgel e Silva (2016), Lunarti (2020), entre outros. Como resultado, a experiência formativa vivida no PRP nos traz a perspectiva da necessidade da reflexão acerca da importância dos programas de iniciação à docência para a formação inicial de professores, tendo em vista a necessidade de uma maior imersão do licenciando na prática efetiva da sala de aula. Concluímos que o momento de formação proporcionado pelo PRP foi um período de prática das teorias aprendidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8643_TB8948_20112023144436.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEANE DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Roseane"
    "autor_email" => "roseane.barbosa@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101227
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8948
    "inscrito_id" => 8643
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UEPB – CAMPUS III NO CONTEXTO PANDÊMICO"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta as reflexões a partir das práticas realizadas dentro do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2020/2021. Diante da realidade pandêmica ocasionada pelo vírus da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, as atividades durante o programa foram desenvolvidas, inicialmente, de forma remota através das plataformas digitais e, a partir do avanço da vacinação, as atividades seguiram e foram concluídas no modelo híbrido, de acordo com as normas sanitárias estabelecidas. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar e refletir sobre as atividades e práticas desenvolvidas durante o PRP em Geografia no contexto da escola-campo EEEF Antenor Navarro, localizada em Guarabira/PB, destacando as contribuições formativas proporcionadas pelo PRP para os residentes pedagógicos. Para tanto, foram trazidas análises sobre os programas de iniciação à docência e sua importância para os cursos de licenciatura. A fim de obtermos um embasamento teórico, utilizamos ideias de autores como, Petrone (1993), Tardif (2002), Pessoa (2007), Saviani (2008), Callai (2011), Gurgel e Silva (2016), Lunarti (2020), entre outros. Como resultado, a experiência formativa vivida no PRP nos traz a perspectiva da necessidade da reflexão acerca da importância dos programas de iniciação à docência para a formação inicial de professores, tendo em vista a necessidade de uma maior imersão do licenciando na prática efetiva da sala de aula. Concluímos que o momento de formação proporcionado pelo PRP foi um período de prática das teorias aprendidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8643_TB8948_20112023144436.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEANE DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Roseane"
    "autor_email" => "roseane.barbosa@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho apresenta as reflexões a partir das práticas realizadas dentro do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2020/2021. Diante da realidade pandêmica ocasionada pelo vírus da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, as atividades durante o programa foram desenvolvidas, inicialmente, de forma remota através das plataformas digitais e, a partir do avanço da vacinação, as atividades seguiram e foram concluídas no modelo híbrido, de acordo com as normas sanitárias estabelecidas. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar e refletir sobre as atividades e práticas desenvolvidas durante o PRP em Geografia no contexto da escola-campo EEEF Antenor Navarro, localizada em Guarabira/PB, destacando as contribuições formativas proporcionadas pelo PRP para os residentes pedagógicos. Para tanto, foram trazidas análises sobre os programas de iniciação à docência e sua importância para os cursos de licenciatura. A fim de obtermos um embasamento teórico, utilizamos ideias de autores como, Petrone (1993), Tardif (2002), Pessoa (2007), Saviani (2008), Callai (2011), Gurgel e Silva (2016), Lunarti (2020), entre outros. Como resultado, a experiência formativa vivida no PRP nos traz a perspectiva da necessidade da reflexão acerca da importância dos programas de iniciação à docência para a formação inicial de professores, tendo em vista a necessidade de uma maior imersão do licenciando na prática efetiva da sala de aula. Concluímos que o momento de formação proporcionado pelo PRP foi um período de prática das teorias aprendidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.