AMMC: MÉTODO DE APRENDIZADO COLABORATIVO ONLINE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96460 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2385 "inscrito_id" => 11311 "titulo" => "AMMC: MÉTODO DE APRENDIZADO COLABORATIVO ONLINE" "resumo" => "A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para a educação e a convivência social, exigindo novas formas de interação e aprendizado. Nesse contexto, surgiu o método AMMC (Agregação de Membros Movidos por Convivência), que consiste em criar um ambiente virtual saudável para seus membros, utilizando ferramentas e métodos como a cultura maker e a robótica educacional. Essas abordagens pedagógicas se fundamentam em teorias como o construtivismo de Piaget, o socioconstrutivismo de Vygotsky e a aprendizagem baseada em projetos de Dewey, que valorizam o aprender fazendo, o protagonismo dos estudantes e a criatividade. O método AMMC foi desenvolvido dentro do Discord, uma plataforma de comunicação online que permite a criação de servidores com diferentes canais de texto, voz e vídeo. O Discord possibilitou a realização das atividades colaborativas e dinâmicas de integração dos participantes, bem como a gestão do servidor por meio de um modelo de liderança rotativa, no qual os membros se revezam nas funções de administrador, moderador e colaborador. O objetivo deste trabalho é apresentar o método AMMC e seus benefícios para o desenvolvimento de habilidades intrapessoais e profissionais dos participantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação com voluntários de diversas áreas e níveis de escolaridade, que participaram de atividades colaborativas e dinâmicas de integração. Por exemplo, maratona de programação, participaram de oficinas de arte e música, realizaram debates sobre temas atuais e relevantes, entre outras. Os resultados mostraram que o método AMMC proporcionou um espaço seguro de acolhimento, conexão e interação durante um período de incertezas e isolamento, além de contribuir para a construção de um mundo mais inclusivo e colaborativo. O método AMMC se mostrou uma ferramenta prática e adaptável às mais variadas necessidades, sendo uma solução eficiente para um mundo cada vez mais conectado e interdependente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11311_TB2385_04102023223302.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYC DIAS MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "ERYC DIAS" "autor_email" => "erycerycdiasdias@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96460 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2385 "inscrito_id" => 11311 "titulo" => "AMMC: MÉTODO DE APRENDIZADO COLABORATIVO ONLINE" "resumo" => "A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para a educação e a convivência social, exigindo novas formas de interação e aprendizado. Nesse contexto, surgiu o método AMMC (Agregação de Membros Movidos por Convivência), que consiste em criar um ambiente virtual saudável para seus membros, utilizando ferramentas e métodos como a cultura maker e a robótica educacional. Essas abordagens pedagógicas se fundamentam em teorias como o construtivismo de Piaget, o socioconstrutivismo de Vygotsky e a aprendizagem baseada em projetos de Dewey, que valorizam o aprender fazendo, o protagonismo dos estudantes e a criatividade. O método AMMC foi desenvolvido dentro do Discord, uma plataforma de comunicação online que permite a criação de servidores com diferentes canais de texto, voz e vídeo. O Discord possibilitou a realização das atividades colaborativas e dinâmicas de integração dos participantes, bem como a gestão do servidor por meio de um modelo de liderança rotativa, no qual os membros se revezam nas funções de administrador, moderador e colaborador. O objetivo deste trabalho é apresentar o método AMMC e seus benefícios para o desenvolvimento de habilidades intrapessoais e profissionais dos participantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação com voluntários de diversas áreas e níveis de escolaridade, que participaram de atividades colaborativas e dinâmicas de integração. Por exemplo, maratona de programação, participaram de oficinas de arte e música, realizaram debates sobre temas atuais e relevantes, entre outras. Os resultados mostraram que o método AMMC proporcionou um espaço seguro de acolhimento, conexão e interação durante um período de incertezas e isolamento, além de contribuir para a construção de um mundo mais inclusivo e colaborativo. O método AMMC se mostrou uma ferramenta prática e adaptável às mais variadas necessidades, sendo uma solução eficiente para um mundo cada vez mais conectado e interdependente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11311_TB2385_04102023223302.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYC DIAS MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "ERYC DIAS" "autor_email" => "erycerycdiasdias@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }