METODOLOGIA STEAM COMO INSTRUMEMTO DE ENSINO EM ENERGETICA E SUSTENTABILIDADE: UM OLHAR OSBRE OS ODS E O PACTO GLOBAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99052 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5804 "inscrito_id" => 18771 "titulo" => "METODOLOGIA STEAM COMO INSTRUMEMTO DE ENSINO EM ENERGETICA E SUSTENTABILIDADE: UM OLHAR OSBRE OS ODS E O PACTO GLOBAL" "resumo" => "Atualmente a metodologia STEAM que interliga de forma interdisciplinar as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática, tem sido uma das alternativas mais viáveis para o estímulo do desenvolvimento da criatividade dos alunos em sala de aula, aumentando seu desempenho, interpretação da realidade e resolução de problemas. Neste contexto, essa pesquisa objetivou utilizar o método STEAM para exercitar a consciência e criatividade dos alunos sobre o ODS 7 (Energia acessível e limpa), por meio da construção de um modelo de cidade sustentável. O trabalho foi desenvolvido na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo – Mogeiro – PB. Inicialmente, os alunos pesquisaram a matriz energética brasileira. Com a utilização do software Auto CAD, os discentes construíram toda a planta virtual de uma cidade sustentável. Em seguida, desenvolveram a matriz energética proposta, constituída pelas energias hidrelétrica e solar. Os alunos desenvolveram miniaturas funcionais das usinas dos respectivos meios energéticos escolhidos, que alimentaram todo o modelo da cidade, gerando energia elétrica para as residências e prédios em miniatura sobe escalas mensuráveis. Todo protótipo físico da maquete foi construído com materiais descartados de empresas de calçados da região, visando à diminuição de resíduos no meio ambiente. O trabalho desenvolveu a habilidade EF08C105, além de estimular a consciência ecológica dos alunos, conscientizando-os acerca da importância da geração de energia limpa. A alimentação de energia da maquete permite aos alunos observarem toda a produção e transformação energética, tornando-se um rico instrumento prático para professores e alunos da escola e da rede municipal. O modelo permitiu aos alunos pensar em respostas criativas para problemas ambientais reais, estimulando o desenvolvimento de mentes transformadoras que criaram um futuro promissor. O trabalho proporcionou a oportunidade de trabalhar em sala os princípios 8 e 9 do pacto global, contextualizando o ensino a questões globais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18771_TB5804_04102023214041.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIEL FIGUEIREDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTONIEL" "autor_email" => "antonielfigueiredo537@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99052 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5804 "inscrito_id" => 18771 "titulo" => "METODOLOGIA STEAM COMO INSTRUMEMTO DE ENSINO EM ENERGETICA E SUSTENTABILIDADE: UM OLHAR OSBRE OS ODS E O PACTO GLOBAL" "resumo" => "Atualmente a metodologia STEAM que interliga de forma interdisciplinar as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática, tem sido uma das alternativas mais viáveis para o estímulo do desenvolvimento da criatividade dos alunos em sala de aula, aumentando seu desempenho, interpretação da realidade e resolução de problemas. Neste contexto, essa pesquisa objetivou utilizar o método STEAM para exercitar a consciência e criatividade dos alunos sobre o ODS 7 (Energia acessível e limpa), por meio da construção de um modelo de cidade sustentável. O trabalho foi desenvolvido na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo – Mogeiro – PB. Inicialmente, os alunos pesquisaram a matriz energética brasileira. Com a utilização do software Auto CAD, os discentes construíram toda a planta virtual de uma cidade sustentável. Em seguida, desenvolveram a matriz energética proposta, constituída pelas energias hidrelétrica e solar. Os alunos desenvolveram miniaturas funcionais das usinas dos respectivos meios energéticos escolhidos, que alimentaram todo o modelo da cidade, gerando energia elétrica para as residências e prédios em miniatura sobe escalas mensuráveis. Todo protótipo físico da maquete foi construído com materiais descartados de empresas de calçados da região, visando à diminuição de resíduos no meio ambiente. O trabalho desenvolveu a habilidade EF08C105, além de estimular a consciência ecológica dos alunos, conscientizando-os acerca da importância da geração de energia limpa. A alimentação de energia da maquete permite aos alunos observarem toda a produção e transformação energética, tornando-se um rico instrumento prático para professores e alunos da escola e da rede municipal. O modelo permitiu aos alunos pensar em respostas criativas para problemas ambientais reais, estimulando o desenvolvimento de mentes transformadoras que criaram um futuro promissor. O trabalho proporcionou a oportunidade de trabalhar em sala os princípios 8 e 9 do pacto global, contextualizando o ensino a questões globais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18771_TB5804_04102023214041.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIEL FIGUEIREDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTONIEL" "autor_email" => "antonielfigueiredo537@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }