A MEDIAÇÃO COMO ELEMENTO PRINCIPAL NA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO MATEMÁTICO
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9644 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 485 "titulo" => "A MEDIAÇÃO COMO ELEMENTO PRINCIPAL NA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO MATEMÁTICO" "resumo" => "Esta atividade foi elaborada com o objetivo de apresentar uma proposta de trabalho, com a utilização de um software, a um grupo de professores, durante um curso de Pós Graduação, “Matemática e Novas Tecnologias”, que se encontram em um processo de mudança de postura diante de seus alunos, fazendo-os refletir sobre sua prática docente no momento onde o foco na educação não é mais desenvolver habilidades de leitura, escrita e cálculos básicos. Os recursos utilizados foram: o software GeoGebra, um bloco de atividades, o computador e um projetor multimídia. Foi aplicada em uma escola pública de Salvador – Bahia com alunos do 2º ano do Ensino da rede pública. A metodologia foi baseada na resolução de problema onde a postura investigativa por parte de todos os envolvidos deverá estar sempre presente. As experiências citadas foram enriquecedoras no sentido de analisar conceitos e definições com base em um modelo matemático reconstruído a partir de um objeto que faz parte da realidade do aluno. Ficou constatado que o papel do professor é determinante durante todo o processo. Palavras-chave: Tecnologia, Aprendizagem, Mediação, GeoGebra." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_08_10_2014_07_55_37_idinscrito_485_7bf5c88d872e11b9643d765f05ed025f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA GOMES ARAÚJO CUNHA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussaragac@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UCSAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9644 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 485 "titulo" => "A MEDIAÇÃO COMO ELEMENTO PRINCIPAL NA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO MATEMÁTICO" "resumo" => "Esta atividade foi elaborada com o objetivo de apresentar uma proposta de trabalho, com a utilização de um software, a um grupo de professores, durante um curso de Pós Graduação, “Matemática e Novas Tecnologias”, que se encontram em um processo de mudança de postura diante de seus alunos, fazendo-os refletir sobre sua prática docente no momento onde o foco na educação não é mais desenvolver habilidades de leitura, escrita e cálculos básicos. Os recursos utilizados foram: o software GeoGebra, um bloco de atividades, o computador e um projetor multimídia. Foi aplicada em uma escola pública de Salvador – Bahia com alunos do 2º ano do Ensino da rede pública. A metodologia foi baseada na resolução de problema onde a postura investigativa por parte de todos os envolvidos deverá estar sempre presente. As experiências citadas foram enriquecedoras no sentido de analisar conceitos e definições com base em um modelo matemático reconstruído a partir de um objeto que faz parte da realidade do aluno. Ficou constatado que o papel do professor é determinante durante todo o processo. Palavras-chave: Tecnologia, Aprendizagem, Mediação, GeoGebra." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_08_10_2014_07_55_37_idinscrito_485_7bf5c88d872e11b9643d765f05ed025f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA GOMES ARAÚJO CUNHA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussaragac@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UCSAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }