Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, JOGOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Relato de Experiência(RE) Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
0 of 0
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9682 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 501 "titulo" => "JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Este trabalho se propõe a descrever e analisar os resultados de uma formação continuada em Matemática, com duração de doze meses, utilizando jogos. O processo de formação envolveu o uso e a fabricação de Jogos e Materiais didáticos para o Ensino da Matemática, a partir de sucata. Para a coleta de dados da pesquisa, aplicamos um questionário contendo oito questões e tomamos por base uma amostra aleatória, envolvendo nove turmas do curso, perfazendo um total de 65 profissionais. Entre professores e coordenadores pedagógicos buscou-se perceber de que forma o referido curso contribuiu no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Recife. Os resultados revelam que, apesar de algumas dificuldades observadas, a formação contribuiu para a reflexão do processo de ensino e aprendizagem estimulando a inserção de jogos nas aulas de Matemática.Este trabalho se propõe a descrever e analisar os resultados de uma formação continuada em Matemática, com duração de " "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, JOGOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_14_10_2014_13_14_47_idinscrito_501_07580732f8a26a8275b67e17e3e44db4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SÔNIA LEITÃO MELO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "SÔNIA M. VIEIRA" "autor_email" => "soniamatematic25@gmail.co" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9682 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 501 "titulo" => "JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Este trabalho se propõe a descrever e analisar os resultados de uma formação continuada em Matemática, com duração de doze meses, utilizando jogos. O processo de formação envolveu o uso e a fabricação de Jogos e Materiais didáticos para o Ensino da Matemática, a partir de sucata. Para a coleta de dados da pesquisa, aplicamos um questionário contendo oito questões e tomamos por base uma amostra aleatória, envolvendo nove turmas do curso, perfazendo um total de 65 profissionais. Entre professores e coordenadores pedagógicos buscou-se perceber de que forma o referido curso contribuiu no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Recife. Os resultados revelam que, apesar de algumas dificuldades observadas, a formação contribuiu para a reflexão do processo de ensino e aprendizagem estimulando a inserção de jogos nas aulas de Matemática.Este trabalho se propõe a descrever e analisar os resultados de uma formação continuada em Matemática, com duração de " "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, JOGOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_14_10_2014_13_14_47_idinscrito_501_07580732f8a26a8275b67e17e3e44db4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SÔNIA LEITÃO MELO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "SÔNIA M. VIEIRA" "autor_email" => "soniamatematic25@gmail.co" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho se propõe a descrever e analisar os resultados de uma formação continuada em Matemática, com duração de doze meses, utilizando jogos. O processo de formação envolveu o uso e a fabricação de Jogos e Materiais didáticos para o Ensino da Matemática, a partir de sucata. Para a coleta de dados da pesquisa, aplicamos um questionário contendo oito questões e tomamos por base uma amostra aleatória, envolvendo nove turmas do curso, perfazendo um total de 65 profissionais. Entre professores e coordenadores pedagógicos buscou-se perceber de que forma o referido curso contribuiu no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Recife. Os resultados revelam que, apesar de algumas dificuldades observadas, a formação contribuiu para a reflexão do processo de ensino e aprendizagem estimulando a inserção de jogos nas aulas de Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.