Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO REPERTÓRIO CULTURAL E MEMÓRIAS AFETIVAS POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE DA ARTE DA MÚSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96386
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2283
    "inscrito_id" => 3510
    "titulo" => "A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO REPERTÓRIO CULTURAL E MEMÓRIAS AFETIVAS POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE DA ARTE DA MÚSICA"
    "resumo" => "Este texto é resultado do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em EDUCAÇÃO MUSICAL E ENSINO DE ARTES do Curso de Pós-graduação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). O artigo tem como objetivo mostrar a importância do ensino da educação musical para o desenvolvimento e formação das crianças da educação infantil. A metodologia da pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, pois se trata de uma discussão teórica e reflexiva. O referido texto sustentou-se na abordagem triangular proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997) por Ana Mae Barbosa na disciplina de artes, que, por sua vez, resulta a concretização que é possível à realização do ensino da música com alunos da mencionada etapa de ensino da educação básica, sobretudo unindo teoria e prática. Portanto, para a elaboração do texto, foi fundamental a contribuição de autores, como por exemplo, BENJAMIN (1985), BÜNDCHEN (2009), PONCIANO (2020), bem como leituras em documentos oficiais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c2d1237f4_19122023132033.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:20:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYLSON GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "RAYLSON SOARES"
    "autor_email" => "raylson.soares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96386
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2283
    "inscrito_id" => 3510
    "titulo" => "A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO REPERTÓRIO CULTURAL E MEMÓRIAS AFETIVAS POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE DA ARTE DA MÚSICA"
    "resumo" => "Este texto é resultado do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em EDUCAÇÃO MUSICAL E ENSINO DE ARTES do Curso de Pós-graduação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). O artigo tem como objetivo mostrar a importância do ensino da educação musical para o desenvolvimento e formação das crianças da educação infantil. A metodologia da pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, pois se trata de uma discussão teórica e reflexiva. O referido texto sustentou-se na abordagem triangular proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997) por Ana Mae Barbosa na disciplina de artes, que, por sua vez, resulta a concretização que é possível à realização do ensino da música com alunos da mencionada etapa de ensino da educação básica, sobretudo unindo teoria e prática. Portanto, para a elaboração do texto, foi fundamental a contribuição de autores, como por exemplo, BENJAMIN (1985), BÜNDCHEN (2009), PONCIANO (2020), bem como leituras em documentos oficiais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c2d1237f4_19122023132033.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:20:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYLSON GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "RAYLSON SOARES"
    "autor_email" => "raylson.soares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este texto é resultado do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em EDUCAÇÃO MUSICAL E ENSINO DE ARTES do Curso de Pós-graduação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). O artigo tem como objetivo mostrar a importância do ensino da educação musical para o desenvolvimento e formação das crianças da educação infantil. A metodologia da pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, pois se trata de uma discussão teórica e reflexiva. O referido texto sustentou-se na abordagem triangular proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997) por Ana Mae Barbosa na disciplina de artes, que, por sua vez, resulta a concretização que é possível à realização do ensino da música com alunos da mencionada etapa de ensino da educação básica, sobretudo unindo teoria e prática. Portanto, para a elaboração do texto, foi fundamental a contribuição de autores, como por exemplo, BENJAMIN (1985), BÜNDCHEN (2009), PONCIANO (2020), bem como leituras em documentos oficiais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.