ANÁLISE DA PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA DE UM GRUPO DE ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101151 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8854 "inscrito_id" => 25382 "titulo" => "ANÁLISE DA PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA DE UM GRUPO DE ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho avalia a proficiência em matemática de 189 (cento e oitenta e nove) alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de duas Escolas Públicas de Referência Estaduais no Município de Abreu e lima – PE. São escolas com jornada diária estendida, de 35 (trinta e cinco) horas semanais, e que seus alunos tiveram uma parte significativa do Ensino Fundamental vivenciado na modalidade remota, híbrida ou semipresencial, devido à Pandemia de CIVID-19. De posse de dados de uma avaliação diagnóstica promovida pelo Projeto Reconquista da Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco e composta por 10 (dez) questões de múltipla escolha, com enunciados e gráficos relativamente simples, aplicada no dia 04 de agosto de 2023, analisou-se o entendimento do alunado sobre os principais descritores de matemática e, também, o quanto isso foi influenciado pela precariedade do ensino durante o período pandêmico nas séries que dariam a fundamentação teórica necessária para a uma compreensão robusta dos conteúdos referente à série em questão. Com um aproveitamento médio de 25,66% e tendo apenas um dos descritores a cima de 50%, despertou-se o alerta da necessidade de ações urgentes para tentar reverter esse aspecto negativo e de traçar estratégias caso exista a necessidade de um acompanhamento estudantil diferenciado ao longo de seu Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25382_TB8854_23092023155546.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IGOR GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "José Igor" "autor_email" => "joseigorgs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101151 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8854 "inscrito_id" => 25382 "titulo" => "ANÁLISE DA PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA DE UM GRUPO DE ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho avalia a proficiência em matemática de 189 (cento e oitenta e nove) alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de duas Escolas Públicas de Referência Estaduais no Município de Abreu e lima – PE. São escolas com jornada diária estendida, de 35 (trinta e cinco) horas semanais, e que seus alunos tiveram uma parte significativa do Ensino Fundamental vivenciado na modalidade remota, híbrida ou semipresencial, devido à Pandemia de CIVID-19. De posse de dados de uma avaliação diagnóstica promovida pelo Projeto Reconquista da Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco e composta por 10 (dez) questões de múltipla escolha, com enunciados e gráficos relativamente simples, aplicada no dia 04 de agosto de 2023, analisou-se o entendimento do alunado sobre os principais descritores de matemática e, também, o quanto isso foi influenciado pela precariedade do ensino durante o período pandêmico nas séries que dariam a fundamentação teórica necessária para a uma compreensão robusta dos conteúdos referente à série em questão. Com um aproveitamento médio de 25,66% e tendo apenas um dos descritores a cima de 50%, despertou-se o alerta da necessidade de ações urgentes para tentar reverter esse aspecto negativo e de traçar estratégias caso exista a necessidade de um acompanhamento estudantil diferenciado ao longo de seu Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25382_TB8854_23092023155546.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IGOR GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "José Igor" "autor_email" => "joseigorgs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }