No mundo contemporâneo o uso das tecnologias digitais na educação abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem e pode contribuir para o aperfeiçoamento do processo educativo. Nessa perspectiva, para efetivar ambientes interativos e motivadores, é necessário intervir na formação de professores no sentido de fomentar práticas educativas inovadoras. Essas práticas estão associadas ao uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no cotidiano de sala de aula. Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de uma abordagem com o uso das tecnologias digitais, tendo como ferramenta o uso didático-pedagógico da Lousa Digital Interativa. A LDI possibilita o acesso de recursos disponíveis no mundo virtual que aprimoram as competências cognitivas no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Esse estudo foi realizado durante uma formação de professores do ensino fundamental da rede pública de um município da região Nordeste. A formação contou com a participação de vinte e um professores que atuam no ensino básico dos anos finais e que desenvolvem os seus trabalhos com o ensino de língua inglesa. Esse instrumento investigativo se configura como uma pesquisa qualitativa do tipo observação participante, nos quais os resultados obtidos demonstraram as potencialidades e as limitações que permeiam o uso da LDI no contexto de uma educação globalizada e suas contribuições para o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem dos discentes.