Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENCANTO DA IMAGINAÇÃO DA MENTE DOS ALUNOS AO PAPEL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO GÊNERO CONTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101062
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8727
    "inscrito_id" => 17221
    "titulo" => "O ENCANTO DA IMAGINAÇÃO DA MENTE DOS ALUNOS AO PAPEL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO GÊNERO CONTO"
    "resumo" => "Este artigo explora o uso do gênero literário "conto" como uma ferramenta eficaz para aprimorar as capacidades de escrita e compreensão textual dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, uma experiência que foi conduzida em uma turma de uma escola municipal, na cidade Campina Grande, cujos alunos do curso de Letras-Português, que desenvolveram essa proposta, participaram como residentes do Programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, cota 2022-2024. O objetivo principal da proposta era incentivar a leitura e a produção do referido gênero. A abordagem metodológica adotada para relatar a experiência é a do tipo qualitativa, pois incluiu a exposição de diversos contos, análise das suas características formais, temáticas presentes, orientação no processo de escrita e reescrita, bem como fornecimento de feedback construtivo ao aluno da educação básica. O embasamento teórico ressaltou a relevância do trabalho com sequências didáticas (Dolz, Noverraz, Scheneuwly, 2004; Costa-Hubes, Siminioni, 2014), a partir do gênero textual conto na educação literária e criativa (Gotlib, 2003; Vladimir Propp, 1928). Os resultados obtidos evidenciaram a progressão das habilidades dos alunos, demonstrando que eles adquiriram competências na produção do gênero conto, mesmo aqueles que inicialmente não atenderam a todos os requisitos. A segunda versão apresentou um progresso significativo, o que reflete no desenvolvimento de habilidades de escrita dos alunos. Nesse contexto, esta atividade revelou que a abordagem pedagógica estruturada, que contemplou a análise de diversos contos e o processo iterativo de escrita, contribuiu para aprimorar as narrativas dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17221_TB8727_20112023130236.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANY"
    "autor_email" => "stephany.araujo@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101062
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8727
    "inscrito_id" => 17221
    "titulo" => "O ENCANTO DA IMAGINAÇÃO DA MENTE DOS ALUNOS AO PAPEL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO GÊNERO CONTO"
    "resumo" => "Este artigo explora o uso do gênero literário "conto" como uma ferramenta eficaz para aprimorar as capacidades de escrita e compreensão textual dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, uma experiência que foi conduzida em uma turma de uma escola municipal, na cidade Campina Grande, cujos alunos do curso de Letras-Português, que desenvolveram essa proposta, participaram como residentes do Programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, cota 2022-2024. O objetivo principal da proposta era incentivar a leitura e a produção do referido gênero. A abordagem metodológica adotada para relatar a experiência é a do tipo qualitativa, pois incluiu a exposição de diversos contos, análise das suas características formais, temáticas presentes, orientação no processo de escrita e reescrita, bem como fornecimento de feedback construtivo ao aluno da educação básica. O embasamento teórico ressaltou a relevância do trabalho com sequências didáticas (Dolz, Noverraz, Scheneuwly, 2004; Costa-Hubes, Siminioni, 2014), a partir do gênero textual conto na educação literária e criativa (Gotlib, 2003; Vladimir Propp, 1928). Os resultados obtidos evidenciaram a progressão das habilidades dos alunos, demonstrando que eles adquiriram competências na produção do gênero conto, mesmo aqueles que inicialmente não atenderam a todos os requisitos. A segunda versão apresentou um progresso significativo, o que reflete no desenvolvimento de habilidades de escrita dos alunos. Nesse contexto, esta atividade revelou que a abordagem pedagógica estruturada, que contemplou a análise de diversos contos e o processo iterativo de escrita, contribuiu para aprimorar as narrativas dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17221_TB8727_20112023130236.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANY"
    "autor_email" => "stephany.araujo@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo explora o uso do gênero literário "conto" como uma ferramenta eficaz para aprimorar as capacidades de escrita e compreensão textual dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, uma experiência que foi conduzida em uma turma de uma escola municipal, na cidade Campina Grande, cujos alunos do curso de Letras-Português, que desenvolveram essa proposta, participaram como residentes do Programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, cota 2022-2024. O objetivo principal da proposta era incentivar a leitura e a produção do referido gênero. A abordagem metodológica adotada para relatar a experiência é a do tipo qualitativa, pois incluiu a exposição de diversos contos, análise das suas características formais, temáticas presentes, orientação no processo de escrita e reescrita, bem como fornecimento de feedback construtivo ao aluno da educação básica. O embasamento teórico ressaltou a relevância do trabalho com sequências didáticas (Dolz, Noverraz, Scheneuwly, 2004; Costa-Hubes, Siminioni, 2014), a partir do gênero textual conto na educação literária e criativa (Gotlib, 2003; Vladimir Propp, 1928). Os resultados obtidos evidenciaram a progressão das habilidades dos alunos, demonstrando que eles adquiriram competências na produção do gênero conto, mesmo aqueles que inicialmente não atenderam a todos os requisitos. A segunda versão apresentou um progresso significativo, o que reflete no desenvolvimento de habilidades de escrita dos alunos. Nesse contexto, esta atividade revelou que a abordagem pedagógica estruturada, que contemplou a análise de diversos contos e o processo iterativo de escrita, contribuiu para aprimorar as narrativas dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.