O presente trabalho descreve o desenvolvimento e as atividades realizadas com o jogo didático analógico Burrinho da Química. O referido jogo educativo formalizado de caráter pedagógico, foi produzido e aplicado durante a vigência do Programa Residência Pedagógica (RP), do curso de Licenciatura em Química, junto às turmas da 1ª série do ensino médio, em uma escola da modalidade cidadã integral localizada na cidade de Sousa-PB. O Burrinho da Química consiste em um jogo de cartas, a ser jogado em grupos de 5 participantes, no qual cada jogador recebe 4 cartas; a cada rodada, um participante escolhe aleatoriamente uma carta do jogador posicionado imediatamente em sentido horário e verifica se há a formação de um par. O par consiste na combinação entre conceito químico em uma das cartas e sua definição (ou curiosidade, ou outro aspecto relevante sobre o tema) em outra. O jogador que formar 2 pares primeiro sagra-se vencedor. Os conceitos apresentados nas cartas versam sobre a evolução dos modelos atômicos e das partículas fundamentais da matéria, de acordo com a ementa da disciplina de Química para a série objeto do estudo. A atividade lúdica, mediada pelo professor da disciplina, contou com grande aceitação por parte dos estudantes, que rapidamente compreenderam as regras e os objetivos da atividade, sendo possível evidenciar a presença do caráter lúdico e pedagógico, que são essenciais a toda atividade lúdica, afastando a abordagem puramente expositiva ou a ideia de realização de apenas uma brincadeira. A dinâmica indicou que o jogo associado às discussões, facilitou o entendimento conceitual e tornou as aulas mais dinâmicas, participativas e produtivas; fatores esses que estão diretamente relacionados à utilização de jogos didáticos e atividades lúdicas.