RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101165 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8873 "inscrito_id" => 18460 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica é um Programa de Iniciação à Docência que visa a atuação do futuro professor no seu campo de atuação, tendo validade também como Estágio Curricular Supervisionado, sendo pautada na PL 7552/2014 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB9394/96 ), que orienta a atuar na prática, a partir do que foi aprendido na graduação. Dessa forma este trabalho trata-se de um relato de experiência de uma bolsista do Programa Residência Pedagógica, vinculada ao curso de Pedagogia de um campus da Universidade Estadual do Ceará localizado no Sertão dos Inhamuns e objetiva apresentar as experiências nas aulas de português e matemática no ensino remoto. O trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal da cidade de Tauá-CE, na sala de (2°ano) do Ensino Fundamental junto as aulas de Português e Matemática. Os dados foram construídos a partir dos registros no diário de campo que possibilitou reflexões futuras sobre a participação no programa no período do Ensino Remoto. A experiência como residente resultou em significativos aprendizados quanto à importância da organização do professor que precisou ressignificar os conteúdos aprendidos no curso de Pedagogia e adaptar ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC. Os resultados desta experiência apontam para a importância da utilização das tecnologias e metodologias diferenciadas, mostrando como os professores podem utilizá-las a seu favor para continuar realizando suas aulas de forma criativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18460_TB8873_21082023193423.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA MARQUES SALUSTIANO PORTELA" "autor_nome_curto" => "Patricia Salust" "autor_email" => "patricia2jportela@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101165 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8873 "inscrito_id" => 18460 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica é um Programa de Iniciação à Docência que visa a atuação do futuro professor no seu campo de atuação, tendo validade também como Estágio Curricular Supervisionado, sendo pautada na PL 7552/2014 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB9394/96 ), que orienta a atuar na prática, a partir do que foi aprendido na graduação. Dessa forma este trabalho trata-se de um relato de experiência de uma bolsista do Programa Residência Pedagógica, vinculada ao curso de Pedagogia de um campus da Universidade Estadual do Ceará localizado no Sertão dos Inhamuns e objetiva apresentar as experiências nas aulas de português e matemática no ensino remoto. O trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal da cidade de Tauá-CE, na sala de (2°ano) do Ensino Fundamental junto as aulas de Português e Matemática. Os dados foram construídos a partir dos registros no diário de campo que possibilitou reflexões futuras sobre a participação no programa no período do Ensino Remoto. A experiência como residente resultou em significativos aprendizados quanto à importância da organização do professor que precisou ressignificar os conteúdos aprendidos no curso de Pedagogia e adaptar ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC. Os resultados desta experiência apontam para a importância da utilização das tecnologias e metodologias diferenciadas, mostrando como os professores podem utilizá-las a seu favor para continuar realizando suas aulas de forma criativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18460_TB8873_21082023193423.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA MARQUES SALUSTIANO PORTELA" "autor_nome_curto" => "Patricia Salust" "autor_email" => "patricia2jportela@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }