Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO CRÍTICO A PARTIR DO ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Apesar da Legislação Educacional Brasileira reiterar a obrigatoriedade do ensino da Literatura Afro-brasileira no Ensino Médio, juntamente às de origem eurocêntrica, é perceptível que os livros didáticos de Língua Portuguesa apresentam-na de forma superficial. A partir dessa perspectiva, buscou-se compreender como a produção de documentários por estudantes, tendo como referencial essa literatura, poderia contribuir para o letramento crítico, através do conhecimento da história desses autores, da discussão e da desconstrução de visões estereotipadas. A pesquisa em desenvolvimento, de natureza qualitativa, com alunos da 3ª série, de um Colégio Estadual do Rio de Janeiro, foi realizada a partir da seleção de autores da Literatura afro-brasileira para elaboração de documentários que contemplassem suas respectivas biografias e obras. Os vídeos desenvolvidos e autorizados a divulgação serão exibidos à comunidade escolar na culminância do projeto étnico-racial. Anterior ao desenvolvimento da pesquisa, de forma experimental, foi realizado o projeto interdisciplinar “A cultura negro-brasileira importa! Minhas raízes, minha história”, idealizado pela autora deste resumo, cujo objetivo era refletir sobre a Consciência Negra, a partir das orientações legais para a Educação Étnico-Racial. O projeto teve a participação da maioria das turmas que, orientadas pelos professores, pesquisaram, elaboraram um poster e fizeram apresentação em um sarau. Como resultado, observou-se a importância de proporcionar ao aluno o protagonismo no processo educacional de que faz parte e de se sentir representado por tantas personalidades que fizeram e fazem parte da história do Brasil. Percebeu-se a necessidade de inserir esse trabalho no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola a fim de aumentar a adesão dos professores e a necessidade de trabalhar a proposta durante todo o ano letivo. Neste ano, tal projeto foi inserido oficialmente no PPP da escola. Ademais, foi possível favorecer o letramento crítico durante momentos de estudo que viabilizem as mudanças de mentalidades e atitudes.

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