Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM LINFE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96199 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2035 "inscrito_id" => 2617 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM LINFE" "resumo" => "É possível observar que nos últimos anos tem havido uma crescente demanda por cursos de Inglês, não apenas para fins gerais, mas também, para fins específicos. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a formação de professores de línguas, com o foco na língua inglesa, por ser nosso contexto de atuação, tendo em vista a multiplicidade de papéis que esse profissional deve desempenhar. Após um breve panorama do ensino de Línguas para Fins Específicos no mundo e no Brasil, apresentamos um relato de experiência vivenciado com uma turma de professores em formação, cursando Licenciatura em Letras - Inglês em uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro. Partindo da bibliografia referência internacional na área LinFE: Hutchinson & Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente & Ribeiro, 2022, esta comunicação propõe (re)pensar a formação dos futuros professores de inglês nos cursos de graduação, demonstrar práticas colaborativas e interativas na instrução e construção de conhecimento dos futuros docentes e apontar para a necessidade da formação continuada para professores de inglês para que possam melhor atender as demandas do mercado. Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos, Ensino, Formação Continuada.É possível observar que nos últimos anos tem havido uma crescente demanda por cursos de Inglês, não apenas para fins gerais, mas também, para fins específicos. " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2617_TB2035_16052023152055.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA REBELLO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello" "autor_email" => "claurebello@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96199 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2035 "inscrito_id" => 2617 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM LINFE" "resumo" => "É possível observar que nos últimos anos tem havido uma crescente demanda por cursos de Inglês, não apenas para fins gerais, mas também, para fins específicos. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a formação de professores de línguas, com o foco na língua inglesa, por ser nosso contexto de atuação, tendo em vista a multiplicidade de papéis que esse profissional deve desempenhar. Após um breve panorama do ensino de Línguas para Fins Específicos no mundo e no Brasil, apresentamos um relato de experiência vivenciado com uma turma de professores em formação, cursando Licenciatura em Letras - Inglês em uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro. Partindo da bibliografia referência internacional na área LinFE: Hutchinson & Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente & Ribeiro, 2022, esta comunicação propõe (re)pensar a formação dos futuros professores de inglês nos cursos de graduação, demonstrar práticas colaborativas e interativas na instrução e construção de conhecimento dos futuros docentes e apontar para a necessidade da formação continuada para professores de inglês para que possam melhor atender as demandas do mercado. Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos, Ensino, Formação Continuada.É possível observar que nos últimos anos tem havido uma crescente demanda por cursos de Inglês, não apenas para fins gerais, mas também, para fins específicos. " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2617_TB2035_16052023152055.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA REBELLO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello" "autor_email" => "claurebello@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É possível observar que nos últimos anos tem havido uma crescente demanda por cursos de Inglês, não apenas para fins gerais, mas também, para fins específicos. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a formação de professores de línguas, com o foco na língua inglesa, por ser nosso contexto de atuação, tendo em vista a multiplicidade de papéis que esse profissional deve desempenhar. Após um breve panorama do ensino de Línguas para Fins Específicos no mundo e no Brasil, apresentamos um relato de experiência vivenciado com uma turma de professores em formação, cursando Licenciatura em Letras - Inglês em uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro. Partindo da bibliografia referência internacional na área LinFE: Hutchinson & Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente & Ribeiro, 2022, esta comunicação propõe (re)pensar a formação dos futuros professores de inglês nos cursos de graduação, demonstrar práticas colaborativas e interativas na instrução e construção de conhecimento dos futuros docentes e apontar para a necessidade da formação continuada para professores de inglês para que possam melhor atender as demandas do mercado. Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos, Ensino, Formação Continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.