A BNCC E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS NAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101354 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9127 "inscrito_id" => 748 "titulo" => "A BNCC E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS NAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os gêneros textuais/discursivos são produtos sociais que estão concretamente presentes no cotidiano, abrangem toda forma de comunicação na sociedade, com objetivos, linguagem e composição específicos. Assim, constituem os diversos discursos materializados em textos, efetivando-se como fundamentais nas situações comunicativas. Já no que diz respeito ao ensino, são primordiais para o desempenho e desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, o que indica um aprimoramento nas práticas de linguagem. Dessa forma, tendo em vista o documento que orienta e normatiza as aprendizagens essenciais, isto é, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o presente trabalho tem como objetivo analisar como o documento, elaborado para o ensino médio, trata os gêneros textuais/discursivos. O referencial teórico está pautado na teoria sócio interacionista de Bakhtin (1997) e seus seguidores, com as contribuições de Schneuwly e Dolz (1995), Marcuschi (2002), Farias (2013), Lopes-Rossi (2011) e Rojo e Barbosa (2015). O estudo consiste em uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvido através de uma pesquisa documental. A pesquisa evidenciou que o ensino de Língua Portuguesa, fundamentado nas diretrizes da BNCC, com base nos gêneros textuais/discursivos, possibilita ao aluno participar das diversas práticas de linguagem, pois, elas se materializam em um determinado gênero, o que oportuniza o desenvolvimento de competências e habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID748_TB9127_21082023234528.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALANAÍZA GOMES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARIA ALANAÍZA" "autor_email" => "maria01alanaiza@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101354 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9127 "inscrito_id" => 748 "titulo" => "A BNCC E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS NAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os gêneros textuais/discursivos são produtos sociais que estão concretamente presentes no cotidiano, abrangem toda forma de comunicação na sociedade, com objetivos, linguagem e composição específicos. Assim, constituem os diversos discursos materializados em textos, efetivando-se como fundamentais nas situações comunicativas. Já no que diz respeito ao ensino, são primordiais para o desempenho e desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, o que indica um aprimoramento nas práticas de linguagem. Dessa forma, tendo em vista o documento que orienta e normatiza as aprendizagens essenciais, isto é, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o presente trabalho tem como objetivo analisar como o documento, elaborado para o ensino médio, trata os gêneros textuais/discursivos. O referencial teórico está pautado na teoria sócio interacionista de Bakhtin (1997) e seus seguidores, com as contribuições de Schneuwly e Dolz (1995), Marcuschi (2002), Farias (2013), Lopes-Rossi (2011) e Rojo e Barbosa (2015). O estudo consiste em uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvido através de uma pesquisa documental. A pesquisa evidenciou que o ensino de Língua Portuguesa, fundamentado nas diretrizes da BNCC, com base nos gêneros textuais/discursivos, possibilita ao aluno participar das diversas práticas de linguagem, pois, elas se materializam em um determinado gênero, o que oportuniza o desenvolvimento de competências e habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID748_TB9127_21082023234528.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALANAÍZA GOMES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARIA ALANAÍZA" "autor_email" => "maria01alanaiza@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }